spot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Prefeitura promove ‘Dia D’ da ‘Multivacinação 2025’ em mais de 130 unidades de saúde neste sábado, 18/10

Mais de 130 unidades de saúde da Prefeitura de Manaus vão ofertar as vacinas do calendário nacional no “Dia D” da “Multivacinação 2025”, neste sábado, 18/10. A mobilização, de alcance nacional, é conduzida na capital pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), tendo como foco a atualização das cadernetas vacinais de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos de idade.

Além dos menores de 15 anos, a multivacinação em Manaus visa alcançar outros públicos, como jovens, adultos, gestantes e idosos. A campanha também prevê o resgate de adolescentes de 15 a 19 anos não vacinados contra o papilomavírus humano (HPV), com reforço na oferta do imunizante durante a mobilização.

As unidades da Semsa que participam do “Dia D” estão distribuídas por todas as zonas geográficas da cidade e vão funcionar das 8h às 16h, para o atendimento de usuários e famílias. A lista, com 139 estabelecimentos, endereços e horários, pode ser consultada pelo link bit.ly/DiaDMultiManaus.

A secretária municipal de Saúde em exercício, Aline Rosa Martins, assinala que a imunização das crianças conforme o Calendário Nacional de Vacinação assegura a proteção dessa população contra uma série de agravos, entre eles sarampo, poliomielite, rubéola, caxumba e febre amarela.

“Essas e outras doenças, que podem levar à morte ou deixar sequelas permanentes, podem ser evitadas com a aplicação correta das doses de vacinas ofertadas de graça na rede municipal de saúde. Vacinar é priorizar a saúde das crianças e o bem-estar de toda a família”, aponta a secretária em exercício.

Aline orienta os usuários a buscar o local de atendimento mais próximo de suas casas, tendo em mãos o documento oficial de identificação, CPF ou o Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS) e cartão de vacina. “As unidades da Semsa vão ofertar 19 vacinas do calendário nacional, no ‘Dia D’ e até o final da campanha de multivacinação”, pontua Aline.

Públicos

A gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, enfatiza a importância da imunização entre crianças de 0 a 2 anos de idade, que apresentam coberturas vacinais, em sua maioria, abaixo da meta de 95% definida pelo Ministério da Saúde.

“São exemplos as vacinas da febre amarela, que hoje chega a 73,56% da população menor de 1 ano, e a da varicela, indicada para crianças a partir de 1 ano, que está no percentual de 79,66%”, relata a gestora.

Conforme Isabel Hernandes, a Semsa está aproveitando a oportunidade para atualizar o cartão vacinal de pessoas a partir de 15 anos de idade, oferecendo todas as vacinas preconizadas no calendário nacional e que a estratégia segue diretrizes do Ministério da Saúde, visando ampliar o alcance da vacinação e ampliar o percentual de pessoas vacinadas entre a população.

“As baixas coberturas vacinais elevam o risco de surtos de doenças em populações desprotegidas. Neste ano já foram registrados surtos de sarampo em outros Estados, por isso é urgente que todas as crianças e adultos não vacinados recebam as doses recomendadas”, alerta.

— — —

Texto – Jony Clay Borges/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa (em anexo)

Líderes da oposição apoiaram propostas para manter escala 6×1 e barrar mudança na Constituição

Por Vinicius Konchinski – Repórter Brasil  Prioridade do governo federal em 2026, o...

Governo publica programação do Orçamento em 2026

O Governo Federal publicou...

Anvisa determina recolhimento de lotes de fórmula infantil da Nestlé

(Folhapress) – A Anvisa determinou o recolhimento de dez lotes da fórmula...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

“Empreender mudou a minha vida”, diz professora que se tornou artesã

Thecia Aysha trabalha com artesanato há mais de 20 anos. No ano passado, o setor do artesanato do Amazonas arrecadou mais de R$ 2,3...

Veja como foi o desempenho de Bortoleto no Grande Prêmio do Japão

Gabriel Bortoleto, piloto da Sauber, finalizou a corrida do Grande Prêmio do Japão em 19º lugar, neste domingo (6).O piloto brasileiro,...