spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Prefeitura promove orientação sobre segurança no trânsito para motoristas de ônibus

Com o foco em medidas preventivas como o cuidado essencial para evitar acidentes de trânsito e o ponto dos veículos que previne sinistros envolvendo bicicletas e motocicletas, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), em parceria com a Moto Honda da Amazônia e o Centro Educacional de Trânsito Honda (Ceth), promoveu, nesta terça-feira, 22/7, uma ação voltada a motoristas de ônibus da cidade.

No início da programação, os participantes foram apresentados à estrutura do Ceth e, em seguida, tiveram a parte prática em que simularam – com a ajuda de instrutores da Moto Honda – a dificuldade em observar motociclistas que se posicionam em pontos cegos de ônibus. A ideia é que os profissionais tenham mais cuidado para evitar acidentes envolvendo motos.

Entre janeiro e junho deste ano, Manaus registrou 124 vítimas fatais no trânsito da cidade, sendo 60 vítimas fatais envolvendo motocicletas.

A chefe da Divisão de Educação no Trânsito do IMMU, Hanara Carvalho de Souza, frisou a importância da palestra. “Aproveitamos a oportunidade para informar as atualizações da legislação de trânsito e enfatizamos os cuidados para se fazer uma boa direção sem acidentes. Foi muito proveitosa, porque ainda abordamos assuntos sobre pedestres, motociclistas, enfim, foi uma ação muito interessante e esperamos que haja mudança de comportamento e menos sinistros de trânsito”, destacou.

O educador de trânsito do IMMU, Werrison Freitas, frisou a necessidade de ter mais cuidados no trânsito. “Em Manaus, onde circulam aproximadamente um milhão de veículos, a premissa é a de compartilhar o espaço viário, em vez de disputá-lo, em um contexto de crescente demanda. Essa ação da prefeitura apresenta dicas relevantes para os condutores. Uma das atividades é focada no ‘ponto cego’, área de difícil visibilidade que pode causar acidentes, muitas vezes devido ao posicionamento inadequado dos retrovisores. É fundamental ressaltar que, quanto maior o veículo, maior tende a ser o ponto cego”, afirmou.

Após o bate-papo, os motoristas foram ao pátio da empresa para participar de uma dinâmica para visualizar os pontos cegos em que não visualizam motociclistas.

Ozéias Andrade, especialista em operações de pilotagem do Centro Educacional de Trânsito Honda, ressaltou a importância da colaboração entre a Moto Honda e a prefeitura.

“Consideramos de suma importância instruir os condutores sobre a importância de ter uma postura adequada e melhor visibilidade, a fim de aumentar significativamente a segurança no trânsito. Com relação à experiência com motocicletas, a moto é um veículo como outro qualquer. Se mantida em condições adequadas, não representa perigo. A chave para a segurança reside na conscientização do condutor, na responsabilidade por suas ações. Acreditamos que a educação e a conscientização são pilares essenciais para a segurança no trânsito”, disse Ozéias.

Waldenesio Ferreira de Oliveira é motorista profissional há mais de 25 anos e confirmou a importância de reconhecer os pontos cegos. “Temos estes pontos cegos, tanto no lado direito quanto esquerdo do veículo. No trânsito, é essencial dar atenção especial a estes locais para evitar acidentes”, finalizou.

— — —
Texto – Álisson Castro/IMMU

Toffoli deixa relatoria do caso Master após STF rejeitar suspeição

Por Cleber Lourenço Em reunião reservada iniciada às 16h30 desta quarta-feira (12), ministros...

Alckmin critica quebra de patentes de canetas emagrecedoras

Os projetos em tramitação...

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Rachas no PL e na família Bolsonaro extrapolam aliança com Ciro Gomes

Por José Matheus Santos e João Pedro Pitombo (Folhapress) – O imbróglio da...

Vítima de trabalho análogo à escravidão, mulher é resgatada em Minas

Mais uma vítima de trabalho análogo à escravidão praticado em uma residência foi resgatada, desta vez no município de Além Paraíba (MG), a cerca...

Tatuador de Lady Gaga lembra sessão: “Acessível”

Lady Gaga, 39, fez uma única passagem pelo Brasil durante a carreira, em 2012, mas o pouco que conheceu do país...