spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Premiê canadense se reúne com “aliados confiáveis” na Europa


O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, disse que é importante para o Canadá fortalecer os laços com “aliados confiáveis” na Europa, ao se encontrar com o presidente francês, Emmanuel Macron, na segunda-feira (17), para sua primeira visita ao exterior em meio a tensões com os Estados Unidos.

A decisão de Carney de visitar Paris em vez de Washington, como é comum entre os líderes canadenses, ocorre depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, intensificou as tensões comerciais com o Canadá e a Europa e fez ameaças de anexar o Canadá.

“(É) mais importante do que nunca para o Canadá fortalecer seus laços com aliados confiáveis ​​como a França”, disse Carney, antes de um almoço de trabalho com Macron no Palácio do Eliseu, observando que o Canadá era “o mais europeu dos países não europeus”.

Carney visita Londres mais tarde na segunda-feira (17).

Em uma referência velada a Trump, Macron disse que o Canadá é um bom exemplo de um país que defende seus interesses nacionais ao mesmo tempo em que colabora no cenário global.

“Acho que ambos acreditamos que o comércio justo que respeita as regras internacionais é bom para a prosperidade de todos e certamente é mais eficaz do que tarifas”, disse Macron.

Quando os dois homens estavam saindo, um repórter canadense na sala perguntou se eles queriam dizer a Trump para “recuar”, mas nem Carney nem Macron responderam a perguntas da mídia.

Trump chocou aliados ocidentais ao impor tarifas sobre suas importações, questionar alianças tradicionais e até mesmo ameaçar anexar o Canadá ou o território dinamarquês da Groenlândia desde que assumiu o cargo em janeiro.

Não está claro quanto tempo as tarifas de Trump durarão, ou o que está motivando suas aspirações de que o Canadá se torne o 51º estado dos EUA.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Premiê canadense se reúne com “aliados confiáveis” na Europa no site CNN Brasil.



Fonte:CNN Brasil

Toffoli deixa relatoria do caso Master após STF rejeitar suspeição

Por Cleber Lourenço Em reunião reservada iniciada às 16h30 desta quarta-feira (12), ministros...

Alckmin critica quebra de patentes de canetas emagrecedoras

Os projetos em tramitação...

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo