spot_imgspot_img
32.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Presidente da COP30 é exonerado de cargo no Itamaraty



André Corrêa do Lago, presidente da COP30, pediu exoneração da função que ocupava no Itamaraty (Composição: Paulo Dutra/CENARIUM)

20 de abril de 2025

Jadson Lima – Da Cenarium

MANAUS (AM) – Presidente da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que vai ser realizada em Belém (PA) em novembro deste ano, André Corrêa do Lago pediu exoneração de um cargo que ocupava no Ministério das Relações Exteriores do Brasil. A medida foi oficializada por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 14 de abril de 2025 e assinada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.

A função de secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente da Secretaria-Geral das Relações Exteriores era ocupada pelo embaixador desde março de 2023. A portaria aponta que a saída se deu com data retroativa, de 11 de abril de 2025. A assessoria do Itamaraty informou que a saída de André Corrêa do Lago foi necessária porque ele não pode exercer duas funções de forma simultânea na administração federal. Veja o decreto que oficializou a saída do secretário:

André Corrêa do Lago foi anunciado o presidente da COP30 em janeiro deste ano pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Conforme o governo, o nome do embaixador, que é experiente negociador do regime de clima, reflete o compromisso do Brasil com a agenda global de desenvolvimento sustentável e reforça a liderança do País nas negociações climáticas internacionais. 

Carreira

Formado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o embaixador brasileiro ingressou na carreira diplomática em 1982. Ao logo dos anos no Itamaraty, ele desempenhou funções no Brasil e no exterior, em áreas como energia, clima e meio ambiente, perante organismos internacionais e na promoção comercial do Brasil.

Da esquerda para a direita: a ministra Marina Silva, o embaixador André Corrêa do Lago, o presidente Lula e a economista Ana Toni (Divulgação)

No Ministério das Relações Exteriores, chefiou os departamentos de Energia e de Meio Ambiente. André Corrêa do Lago também atuou como negociador-chefe do Brasil em conferências ambientais e climáticas e também na Rio+20, além de atuar nas embaixadas em Madri, Praga, Washington e Buenos Aires e na Missão junto à União Europeia, em Bruxelas.

O presidente da COP30, evento do clima que será sediado em Belém (PA), em novembro deste ano, ocupou, ainda, a função de embaixador do Brasil no Japão, entre 2013 e 2018; e na Índia, de 2018 a 2023. Ele também foi o negociador-chefe da delegação brasileira na COP28 (Dubai, EAU) e na COP29 (Baku, Azerbaijão) da UNFCCC.

Leia mais: Indígenas da Amazônia apresentam demandas para presidente da COP30
Editado por Izaías Godinho



Fonte: Agência Cenarium

Anvisa determina recolhimento de lotes de fórmula infantil da Nestlé

(Folhapress) – A Anvisa determinou o recolhimento de dez lotes da fórmula...

Alertas de desmatamento caem 35% na Amazônia e 6% no Cerrado

As áreas sob alerta...

Sucessor de Zema promete driblar suspensão de escolas cívico-militares em MG

Por Bruno Lucca (Folhapress) – O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (PSD),...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

acordo torto, texto frágil e risco institucional

Por Cleber Loureço Chamam de dosimetria como quem troca o rótulo esperando mudar...

TCE-AM publica resultado dos recursos interpostos das provas de residência jurídica e contábil

Acesse aqui a publicação desta terça-feira (27) Nesta terça-feira (27), o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) via Escola de Contas Públicas do Amazonas (ECP-AM)...

Bombardeiro da 2ª Guerra é encontrado na Grécia após 82 anos

Aeronave foi interceptada por caças alemães no Mar Egeu com tripulantes da Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido Compartilhe esta matéria Um bombardeiro da Força...