spot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Presidente da Síria forma governo de transição após massacres


O presidente sírio, Ahmed al-Sharaa, anunciou um governo de transição no sábado (29), nomeando 23 ministros em um gabinete ampliado visto como um marco importante na transição de décadas de governo da família Assad e para melhorar os laços da Síria com o Ocidente.

As novas autoridades sunitas islâmicas da Síria estão sob pressão do Ocidente e dos países árabes para formar um governo que seja mais inclusivo das diversas comunidades étnicas e religiosas do país.

Essa pressão aumentou após o assassinato de centenas de civis alauitas – a seita minoritária da qual o líder deposto Bashar al-Assad vem – na violência ao longo da costa oeste da Síria neste mês.

O gabinete inclui Yarub Badr, um alauita que foi nomeado ministro dos transportes, enquanto Amgad Badr, que pertence à comunidade drusa, liderará o ministério da agricultura.

Hind Kabawat, uma mulher cristã e parte da oposição anterior a Assad que trabalhou pela tolerância interreligiosa e empoderamento feminino, foi nomeada ministra de assuntos sociais e trabalho.

Mohammed Yosr Bernieh foi nomeado ministro das finanças.

O governante manteve Murhaf Abu Qasra e Asaad al-Shibani, que já estavam servindo como ministros da defesa e das relações exteriores, respectivamente, no gabinete interino anterior que liderou a Síria desde que Assad foi derrubado em dezembro, por uma ofensiva rebelde relâmpago.

Sharaa também disse que estabeleceu pela primeira vez um ministério para esportes e outro para emergências, com o chefe de um grupo de resgate conhecido como Capacetes Brancos, Raed al-Saleh, nomeado ministro de emergências.

Em janeiro, Sharaa foi nomeado presidente interino e prometeu formar um governo de transição inclusivo que construiria as instituições públicas destruídas da Síria e governaria o país até as eleições, que ele disse que poderiam levar até cinco anos para serem realizadas.

O governo não terá um primeiro-ministro, com Sharaa esperado para liderar o poder executivo.

No início deste mês, a Síria emitiu uma declaração constitucional, projetada para servir como base para o período interino liderado por Sharaa. A declaração manteve um papel central para a lei islâmica e prevê os direitos das mulheres e a liberdade de expressão.



Fonte: CNN Brasil

Sem Lula, Trump convoca cúpula com líderes latinos-americanos contra a China

O presidente Donald Trump convocou uma cúpula de chefes de estado latino-americanos,...

STF suspende reunião sobre menção a Toffoli no caso Master

O Supremo Tribunal Federal...

Bet, a feia: Esportes da Sorte pede que artista de Olinda pare com uso de marca em sátira

Por Mariama Correia – Agência Pública  Quem mora em Olinda, Pernambuco, ou já...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

FGTS: veja como consultar o saldo e extrato completo

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o FGTS, é um direito de todos os trabalhadores com carteira assinada no país. Todo mês,...

Motorista com indícios de embriaguez atropela corredores em Manaus

Pessoas ajudam uma das vítimas atropeladas na Zona Oeste de Manaus (Reprodução/Redes Sociais) ...