A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodrigues, dirigiu-se neste domingo (4) ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante a reunião de ministros, para que a situação entre os dois países seja pacificada. “ Presidente Donald Trump: nosso povo e nossa região merecem paz e diálogo, não guerra. Essa sempre foi a posição do presidente Nicolás Maduro e é a posição de toda a Venezuela neste momento”, disse ela, segundo publicou a TeleSUR.
Segundo a reportagem, Delcy acrescentou que “ esta é a Venezuela em que acredito, aquela à qual dediquei minha vida ”. A presidente interina afirmou que “ meu sonho é que a Venezuela seja uma grande potência onde todos os venezuelanos de bem possam se unir ”.
Da mesma forma, ela insiste que a Venezuela reafirma seu compromisso com a paz e a coexistência pacífica. “Nosso país aspira a viver sem ameaças externas , em um ambiente de respeito e cooperação internacional. Acreditamos que a paz global se constrói garantindo-se, em primeiro lugar, a paz de cada nação”, disse.
A Al JAzeera observou que Delcy amenizou as críticas que vinha fazendo ao governo norte-americano e se mostra disposto a “trabalhar com os EUA”. A rede de comunicação observou “mudança significativa de tom em relação ao período imediatamente posterior à operação militar que resultou no sequestro do líder Nicolás Maduro pelas forças especiais americanas”.
“Consideramos prioritário avançar rumo a uma relação equilibrada e respeitosa entre os EUA e a Venezuela”, escreveu Delcy Rodríguez no Telegram em resposta à Al Jazeera.
“Estendemos um convite ao governo dos EUA para trabalharmos juntos em uma agenda de cooperação voltada para o desenvolvimento compartilhado”, continuou ela.




