spot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Presidente interina da Venezuela conclama EUA à paz e agora fala em ‘agenda de cooperação’


A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodrigues, dirigiu-se neste domingo (4) ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante a reunião de ministros, para que a situação entre os dois países seja pacificada. “ Presidente Donald Trump: nosso povo e nossa região merecem paz e diálogo, não guerra. Essa sempre foi a posição do presidente Nicolás Maduro e é a posição de toda a Venezuela neste momento”, disse ela, segundo publicou a TeleSUR.

Segundo a reportagem, Delcy acrescentou que “ esta é a Venezuela em que acredito, aquela à qual dediquei minha vida ”. A presidente interina afirmou que “ meu sonho é que a Venezuela seja uma grande potência onde todos os venezuelanos de bem possam se unir ”.

Da mesma forma, ela insiste que a Venezuela reafirma seu compromisso com a paz e a coexistência pacífica. “Nosso país aspira a viver sem ameaças externas , em um ambiente de respeito e cooperação internacional. Acreditamos que a paz global se constrói garantindo-se, em primeiro lugar, a paz de cada nação”, disse.

A Al JAzeera observou que Delcy amenizou as críticas que vinha fazendo ao governo norte-americano e se mostra disposto a “trabalhar com os EUA”. A rede de comunicação observou “mudança significativa de tom em relação ao período imediatamente posterior à operação militar que resultou no sequestro do líder Nicolás Maduro pelas forças especiais americanas”.

“Consideramos prioritário avançar rumo a uma relação equilibrada e respeitosa entre os EUA e a Venezuela”, escreveu Delcy Rodríguez no Telegram em resposta à Al Jazeera.

“Estendemos um convite ao governo dos EUA para trabalharmos juntos em uma agenda de cooperação voltada para o desenvolvimento compartilhado”, continuou ela.

 





ICL – Notícias

Beach club embargado da família Vorcaro realiza evento no pré-Carnaval da Bahia

Por Thiago Domenici – Agência Pública Uma festa realizada no último fim...

Toffoli deixa relatoria de investigação sobre o Banco Master

O ministro Dias Toffoli,...

Líderes da oposição apoiaram propostas para manter escala 6×1 e barrar mudança na Constituição

Por Vinicius Konchinski – Repórter Brasil  Prioridade do governo federal em 2026, o...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Reencontro familiar: Sejusc acompanha adolescentes em retorno para cidade de origem

A ação foi realizada em colaboração com o juizado de menores e o abrigo Saica Alegria, gratidão e ansiedade para reencontrar a mãe. Essas...

Waack: Banco Central sobe juros, mas governo não se considera culpado

Sem surpresas, o Comitê de Política Monetária (Copom) estabeleceu a taxa básica de juros da economia brasileira em 14,25% ao ano. Da mesma...