A previsão do tempo para o fim de semana aponta que a atuação de um ciclone extratropical, que será formado próximo à costa de São Paulo, causa chuvas, com risco de temporais, no Sul e no Sudeste do país. Segundo os metereologistas do Climatempo, esta sexta-feira (30) será marcada por instabilidades em grande parte do Brasil.
Previsão do tempo
Região Sul
No litoral, a chuva é fraca em alguns momentos, mas entre o litoral do Paraná e de Santa Catarina pode ser moderada a forte. A formação de um ciclone extratropical próximo à costa paulista intensifica as instabilidades, com risco de temporais, principalmente no litoral paranaense. Entre o fim da manhã e a tarde, calor e umidade aumentam a chuva no norte, interior e metade leste do Paraná, Santa Catarina e leste do Rio Grande do Sul. No oeste da região, a chuva é mais fraca e intercalada com sol. As temperaturas seguem elevadas, com rajadas de vento entre 40 e 50 km/h no sul do RS.
Região Sudeste
Desde cedo, há chuva moderada a forte em São Paulo, Triângulo Mineiro e áreas do oeste e sul de Minas. A baixa pressão na costa e o ciclone extratropical favorecem temporais no litoral e sul paulista e no Rio de Janeiro. Ao longo do dia, a instabilidade se intensifica em SP, RJ e MG, com risco de volumes elevados, especialmente no Triângulo Mineiro, sul de MG e interior paulista. As temperaturas caem em parte da região, mas seguem altas em áreas do interior. Rajadas podem chegar a 70 km/h na Serra Fluminense.

Região Centro-Oeste
Calor e umidade mantêm chuva moderada a forte em Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso, com risco de temporais, sobretudo em Goiás e no leste de MS. Ao longo do dia, as pancadas se espalham pela região, perdendo força à noite em algumas áreas. As temperaturas continuam elevadas, com rajadas de vento entre 40 e 50 km/h.
Região Nordeste
Instabilidades provocam chuva moderada a forte no sul do Piauí, Ceará e norte da Bahia, com risco de temporais à tarde. A ZCIT mantém o tempo instável no litoral norte, enquanto nas demais áreas o tempo segue mais firme. O calor predomina e a umidade pode ficar abaixo dos 30% em áreas do interior. Rajadas de vento alcançam 50 km/h no litoral.
Região Norte
Chove forte desde cedo no Amazonas, Pará, Acre, Rondônia e Roraima, com risco de temporais ao longo do dia. No Tocantins, as pancadas se intensificam, especialmente no sul. No Amapá, a ZCIT mantém chuva moderada a forte. As temperaturas seguem elevadas, com sensação de abafamento.




