spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Previsão do tempo: Semana começa com chuva intensa e temperaturas mais baixas


Enquanto o Sul e o Sudeste enfrentam um clima mais seco e frio, típico do outono, outras regiões do Brasil devem se preparar para temporais e acumulados de chuva que podem ultrapassar os 100 mm. A previsão do tempo vale para os dias entre segunda (7) e sexta-feira (11).

Sul

A semana começa com chuvas no Rio Grande do Sul, especialmente nas áreas de Uruguaiana e Santa Maria. As temperaturas seguem mais amenas durante a tarde em todo o Sul. A previsão indica precipitações bem distribuídas no RS e SC, com volumes entre 30 mm e 40 mm. No Paraná, segundo a previsão do tempo, o clima será mais seco, com acumulados abaixo dos 10 mm, o que pode afetar negativamente as lavouras em desenvolvimento.

Sudeste

A segunda-feira começa com chuvas no litoral de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e sul de Minas Gerais, com volumes de 20 mm a 30 mm, mas sem risco de temporais. No decorrer da semana, o tempo fica mais seco no interior de SP e MG. A umidade, no entanto, deve favorecer as lavouras de café no Espírito Santo, segundo a previsão do tempo.

Chuvas devem continuar por boa parte do Brasil, clima seco e frio devem acompanhar. (Foto: Reprodução)

Centro-Oeste

Instabilidades causadas pela circulação de ventos trazem pancadas de chuva para Mato Grosso, interior de Goiás e norte de Mato Grosso do Sul, especialmente nas áreas próximas ao Pará e Amazonas. MT pode registrar até 50 mm de chuva ao longo da semana. No MS, os volumes não devem passar de 30 mm, e em Goiás o tempo será mais seco.

Nordeste

A chuva aumenta no início da semana no Maranhão e oeste do Piauí, com risco de temporais, segundo a previsão do tempo. Na Bahia, a atuação de uma frente fria deve trazer volumes entre 30 mm e 40 mm, beneficiando a agricultura. Nos demais estados, os acumulados devem variar entre 20 mm e 30 mm. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) intensifica as chuvas no norte do Maranhão, com volumes que podem ultrapassar 100 mm até sexta-feira.

Norte

Segundo a previsão do tempo, temporais atingem Manaus, Porto Velho, Rio Branco e Boa Vista no início da semana. Os maiores acumulados estão previstos para o centro-norte do Amazonas, Roraima, Pará e Amapá, com até 100 mm de chuva, o que pode comprometer estradas. Acre e Rondônia também terão chuvas, mas com volumes menores, em torno de 50 mm. No Tocantins, o tempo será quente e seco no centro-sul, enquanto o centro-norte terá chuva na mesma faixa de 50 mm.



Fonte: ICL Notícias

Toffoli deixa relatoria do caso Master após STF rejeitar suspeição

Por Cleber Lourenço Em reunião reservada iniciada às 16h30 desta quarta-feira (12), ministros...

Alckmin critica quebra de patentes de canetas emagrecedoras

Os projetos em tramitação...

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Ataque a tiros em praia de Sydney deixa ao menos 11 mortos

Por AFP Pelo menos 11 pessoas morreram em um ataque a tiros neste...

TCE-AM julga 138 processos nesta terça-feira (9)

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) devem julgar 138 processos durante a 15ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno, que acontece a...