GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
28.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 3, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Processo coletivo contra memecoin Libra chega na Suprema Corte de Nova York


Um novo processo coletivo na justiça dos EUA chamou atenção do mercado, ao acionar várias empresas que podem ter algum nível de envolvimento com a criação da criptomoeda memecoin Libra.

Divulgada no perfil de Javier Milei, presidente da Argentina, a criptomoeda durou menos de 10 horas, uma curta existência que deixou uma legião de pessoas em prejuízo.

Isso porque, o principal criador do projeto, Hayden Mark Davis, da Kelsier Ventures, removeu a liquidez do protocolo de uma só vez, levando embora o dinheiro dos investidores.

Agora, o caso passa a tramitar na justiça de Nova York, podendo culpabilizar o cidadão norte-americano pelos seus crimes.

Processo coletivo contra memecoin Libra culpa Kelsier Ventures, KIP Protocol e Meteora

O processo entrou como ação coletiva na Suprema Corte de Nova York na última segunda-feira (17). Alegando que por trás da Libra estão a Kelsier Ventures, KIP Protocol e Meteora, o escritório Burwick Law pede a reparação de danos aos seus clientes.

De acordo com eles, a memecoin foi um golpe orquestrado para enganar compradores e prejudicar investidores de varejo, com um lançamento injusto.

Os advogados indicaram na peça inicial de acusação que os pools de liquidez ligados à $LIBRA contaram com manipulação para inflar o preço do token. Além disso, 85% do fornecimento do token estava retido no lançamento, o que permitiu lucro de vários insiders.

“Hoje à noite, nossa empresa entrou com uma ação coletiva na Suprema Corte de Nova York em nome de nosso cliente. Alegamos que Kelsier, KIP, Meteora e partes relacionadas orquestraram um lançamento de token injusto ($LIBRA), supostamente enganando compradores e prejudicando investidores de varejo.”

Investidores compraram memecoin “às cegas”, diz advogados

Entre os pontos apresentados na corte de Nova York, o Burwick Law afirma que os investidores que compraram a memecoin $LIBRA não estavam cientes das táticas de manipulação no mercado. Assim, compraram acreditando na boa-fé dos seus promotores, e arcaram com o prejuízo do colapso.

Como insiders queriam retirar seus lucros rapidamente, o escritório apontou que isso causou um intenso colapso do valor da memecoin, deixando seus clientes em extremo prejuízo.

Nunca empreendemos lítigios levianamente. Embora essas sejam apenas alegações neste estágio, acreditamos que é importante lançar luz sobre condutas que podem prejudicar compradores de varejo. Estamos ansiosos para abordar tais questões no tribunal“, disse o escritório em nota.

O processo no qual a reportagem obteve acesso segue em fase inicial, mas pode ajudar investidores caso uma decisão favorável surja. Além disso, pode impactar futuros lançamentos de memecoins no mercado, moedas sem fundamentos e altamente voláteis.





Fonte: Livecoins

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Economia: ano fecha com alta do PIB, emprego recorde e juros altos

O ano de 2024 se aproxima do fim com resultados que mostram indicadores positivos no campo econômico, mas ao mesmo tempo, números que trazem...

Cannabis: justiça autoriza amazonense a fazer plantio medicinal

A Justiça Federal concedeu um habeas corpus que garante a uma amazonense o direito de importar sementes e plantar até 21 cannabis (maconha) para...

João do Pulo é inscrito no Livro dos Heróis e das Heroínas da Pátria – Esporte – CartaCapital

O vice-presidente da República e presidente em exercício, Geraldo Alckmin, sancionou a lei que inscreve o nome do atleta João Carlos de Oliveira,...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo