O procurador-geral adjunto da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Vander Laan Reis Góes (Reprodução)
02 de julho de 2025
Adrisa De Góes – Da Cenarium
MANAUS (AM) – Morreu na noite dessa terça-feira, 1º, o procurador-geral adjunto da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Vander Laan Reis Góes, aos 75 anos. Após quase quatro décadas de atuação na Casa Legislativa, ele deixa uma trajetória marcada pelo compromisso com a advocacia pública.
Vander Góes formou-se em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e ingressou na Aleam em 1987. “Vandinho”, como era conhecido, era companheiro de Neci Góes e pai de Beatriz, Vander e Raul.

Em nota divulgada na manhã desta quarta-feira, 2, os 24 deputados e deputadas estaduais lamentaram a perda do advogado. “Profissional íntegro e respeitado, deixa um legado de compromisso com o serviço público e uma história de dedicação que permanecerá na memória de todos que com ele conviveram”, diz a manifestação dos parlamentares.
Vander era irmão do presidente do Boi Garantido, Fred Góes. Na última segunda-feira, 30, o dirigente da associação folclórica anunciou, após a apuração do 58º Festival de Parintins, que o advogado enfrentava problemas de saúde.

O perfil oficial do bumbá vermelho e branco lamentou a morte nesta quarta-feira. “Ele viveu o boi desde sua infância e contribuiu para a consolidação do festival, deixando como legado o amor incondicional ao Boi Garantido”, diz a nota do Boi Garantido, instituição na qual Vander Góes atuou por 20 anos.
O velório do advogado acontece no auditório Belarmino Lins, na sede da Aleam, desde às 9h e vai até as 16h. Após a cerimônia, o corpo será levado para Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), onde será sepultado.
Câmara e prefeitura se manifestam
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) manifestou pesar pelo falecimento do procurador-geral adjunto da Aleam. “Sua contribuição para o Amazonas e seu comprometimento com a justiça serão sempre lembrados. Que sua alma encontre paz e que seus entes queridos tenham força neste momento tão difícil”, ressalta o Legislativo municipal.
A Prefeitura de Manaus, em nome do prefeito David Almeida (Avante), também lamentou a morte de Vander Góes e destacou a relevância e do advogado no serviço público. “Ele foi um exemplo de servidor público, um homem íntegro e respeitado, cuja presença marcava os corredores da Aleam com serenidade e sabedoria”, disse o chefe do Executivo.
Leia mais: Morre Sebastião Salgado, ícone da fotografia e da luta ambiental
Fonte: Agência Cenarium




