GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
quinta-feira, novembro 21, 2024
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Produção industrial no Amazonas cresce 7,3% em fevereiro, segunda melhor colocação do País

A produção industrial, no Amazonas, cresceu  7,3% na comparação com o mês anterior. Em relação ao mesmo mês de 2023 a variação foi de 17,2%. No acumulado do ano, ficou em 14%. O desempenho de fevereiro, colocou a indústria local na segunda posição nacional, atrás apenas do Rio Grande do Sul que cresceu 9,4%.

Em âmbito nacional, o desempenho da indústria, no mesmo período, foi de -0,3%. Na comparação com fevereiro do ano passado, o indicador chegou a 5,0%. No acumulado do ano, a variação ficou em 4,3%.

Na comparação com o resultado da produção nacional (-0,3%) a variação, no Amazonas, foi superior em 7 pontos percentuais. Entre as Unidades da Federação, o Amazonas ficou com a segunda posição do ranking dos melhores resultados em fevereiro, só perdendo para o Rio Grande do Sul (9,4%). Os piores desempenhos foram dos Estados do Mato Grosso (-3,3%), de Goiás (-2,4%) e do Pará (-2,2%).

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o Amazonas (17,2%) ficou entre os três Estados com os melhores resultados, só perdendo para Rio Grande do Norte (67,3%) e Rio Grande do Sul (18,3%).

No ranking nacional, os melhores desempenhos foram dos Estados do Rio Grande do Norte (67,3%), do Rio Grande do Sul (18,3%) e do Amazonas (17,2%). Os desempenhos mais fracos do índice, em fevereiro, ficaram com Maranhão (-0,5%), Pará (-0,1%) e São Paulo (4,6%). Na comparação com o resultado do país (5%), o Amazonas ficou maior em 12,2 pontos percentuais.

O resultado da produção industrial acumulada no ano, deu a segunda posição ao Amazonas (14%) entre os melhores desempenhos das Unidades da Federação, ficando atrás apenas do Rio Grande do Norte (71,5%). Os maiores percentuais do índice, em fevereiro, ficaram com Rio Grande do Norte (71,5%), Amazonas (14%) e Goiás (10,4%). Os piores resultados foram do Maranhão (1,7%), Pará (2,6%) e Pernambuco (3,2%).O resultado do Amazonas foi 9,7 pontos percentuais maior que o percentual nacional (4,3%).

O acumulado em 12 meses, no mês de fevereiro, no Estado, ficou em 2,9%. O número foi 1,9 ponto percentual maior que o resultado do país (1,0%) e 0,9 ponto percentual melhor que o mesmo índice no mês de janeiro. Entre as Unidades da Federação, a variação de 2,9% colocou o Amazonas na nona posição entre os Estados. Os melhores desempenhos foram dos Estados do Rio Grande do Norte (27,5%), do Espírito Santo (12,9%) e do Mato Grosso (8,5%). Os piores resultados, no acumulado do ano, ficaram com o Maranhão (-4,1%), seguido pelo Ceará (-3,1%) e pelo Rio Grande do Sul (-2,2%).

Entre as seções e atividades industriais, o índice de 43% deu destaque, em fevereiro, à fabricação de máquinas e equipamentos, no Amazonas. Em seguida vieram as atividades de fabricação de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (41,1%), seguidas pela fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (19,2%), da fabricação de produtos químicos (14,9%), da fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (13,8%), da fabricação de outros equipamentos de transporte, exceto veículos automotores (12,4%) e da fabricação de produtos de borracha e de material plástico (9,9%). Os piores desempenhos ficaram com as atividades de fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (-17,1%); com a fabricação de produtos diversos (-12,1%), com a fabricação de bebidas (-8,7%) e com as indústrias extrativas (-5,7%).

GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Serasa lança campanha de educação financeira e vai sortear R$100 mil a seis consumidores por dois meses

Usuários dos serviços disponíveis no aplicativo da empresa podem concorrer à promoção “Mão na Roda”, criada para estimular a saúde financeira do brasileiro  Setembro de...

Caprichoso é campeão de Parintins pela terceira vez consecutiva

Pelo terceiro ano seguido, o boi Caprichoso é o campeão do Festival de Parintins. Na apuração realizada no Bumbódromo, o Caprichoso saiu na frente com...

Consultor orienta sobre o uso do LinkedIn para se destacar no mercado

Buscar recolocação, exercitar o networking, criar e compartilhar conteúdos são apenas algumas das vantagens que o LinkedIn oferece aos estudantes e profissionais que desejam...
spot_imgspot_img