spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Projeto “Sons da Floresta” encerra em Manaus celebrando música, saberes tradicionais e sustentabilidade

 

Conectar música, natureza e saberes tradicionais é a proposta do projeto “Sons da Floresta”, idealizado pelo músico amazonense João Paulo Ribeiro, com o apoio do artista Celdo Braga. A iniciativa, que promoveu oficinas para criação de bio-instrumentos, valorizando culturas milenares e práticas artísticas sustentáveis da Amazônia, impactou mais de 575 pessoas e encerrou suas atividades, nesta semana, em Manaus (AM).

Antes de chegar na capital amazonense, o projeto foi executado nas cidades da Região Metropolitana de Manaus, como Presidente Figueiredo, Manacapuru, Rio Preto da Eva e Careiro Castanho.

Em cada parada, foram realizadas oficinas formativas de bio-instrumentos, construídos de forma artesanal a partir de materiais encontrados na floresta, como sementes de tucumã, cuias, caroços de manga, palha, entre outros. Durante as atividades, os participantes também tocam e descobrem os diferentes sons dos instrumentos, ampliando seu repertório musical e inspirando novas ideias.

O projeto é idealizado e dirigido por João Paulo Ribeiro, um dos artistas mais geniais e influentes da região. Oriundo de Parintins, município a 369 quilômetros de Manaus, ele possui mais de 40 anos de carreira, colecionando passagens por grupos famosos como Raízes Caboclas, Gaponga e outros da região, além de se apresentar ao lado de cantores de renome como Guilherme Arantes, Nilson Chaves e Maria Gadú.

Ele explica que esses momentos promovem vivências práticas voltadas à construção sonora, à escuta sensível e à valorização dos materiais naturais como ferramentas de expressão artística.

“A iniciativa tem como foco a democratização do acesso à cultura, o incentivo a práticas artísticas sustentáveis e a valorização dos saberes amazônicos, utilizando a música como instrumento de educação, identidade e preservação ambiental”, destaca João Paulo.

As oficinas também têm o apoio e os ensinamentos do professor, poeta e músico Celdo Braga. Natural do município Benjamin Constant (a 1.533 quilômetros de Manaus), ele participou por 25 anos do Raízes Caboclas, grupo regional que chegou a ganhar repercussão internacional. Hoje integra o coletivo Imbaúba e também desenvolve pesquisas e atividades empreendedoras com bio-instrumentos.

Como parte da proposta, cada etapa culmina em apresentações musicais que compartilham com o público os processos e aprendizados desenvolvidos durante as oficinas, fortalecendo o diálogo entre formação, criação e fruição cultural.

O encerramento da iniciativa aconteceu, semana passada, na Paróquia São Pedro Apóstolo, no bairro Petrópolis – Zona Sul da capital. As atividades envolveram estudantes, artistas, educadores e pessoas interessadas no assunto. Além disso, aconteceu uma apresentação especial do grupo Gaponga.

“Quando transformamos elementos da floresta em música, estamos reafirmando que a Amazônia também é conhecimento, arte e futuro. O ‘Sons da Floresta’ nasce desse encontro entre ancestralidade e criação, mostrando que é possível aprender, ensinar e preservar ao mesmo tempo, finaliza João.

O projeto foi realizado com apoio do Governo do Estado do Amazonas, por meio do Conselho Estadual de Cultura e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, além do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, pela Lei PNAB.

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...

Justiça suspende regras de escolas cívico-militares em SP

A Justiça suspendeu liminarmente...

André Mendonça assume relatoria do caso Master após saída de Toffoli

Por André Richter –  Agência Brasil O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Conselheiro-substituto do TCE-AM suspende pregão da SSP-AM por indícios de irregularidades

Em decisão cautelar publicada no Diário Oficial Eletrônico desta quarta-feira (14), o conselheiro-substituto do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Mário Filho, suspendeu pregão...

NBA: Nuggets vencem Clippers com enterrada histórica de Aaron Gordon; veja

Com as costas para a parede por estar perdendo por 2 a 1, o Denver Nuggets foi ao Intuit Dome, em...

Conexões explosivas: Magro, Refit, governo Tarcísio em SP e o general Ramos

Marcelo Sampaio Cunha Filho, atual diretor de estratégia jurídica e regulatória da...