spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

PT vai ao MP para barrar almoço de ‘aniversário’ do golpe de 1964 – Política – CartaCapital



A bancada do PT na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro pediu ao Ministério Público que proíba a realização de um almoço comemorativo ao “aniversário” do golpe militar de 1964. O evento, previsto para a próxima segunda-feira 31, é organizado pelo Clube Militar do Rio. O ofício também foi encaminhado ao Ministério Público Federal.

No documento, os parlamentares argumentam que o ato faz apologia a crimes contra a democracia e a ordem constitucional. Eles pedem uma investigação para responsabilizar civil e criminalmente os organizações do almoço, além da adoção de medidas judiciais para impedir o evento.

“A glorificação de um dos períodos mais obscuros da história brasileira é uma afronta à memória das famílias vítimas dessa violência e incita a população a ideias fascistas e antidemocráticas”, sustenta a deputada Marina do MST, líder da bancada petista.

O encontro, definido como uma “rememoração do movimento democrático de 31 de março de 1964”, ocorre anualmente na sede da associação. “Será um almoço por adesão para comemorar os 61 anos desse evento histórico”, diz o anúncio, publicado no site do Clube Militar. A entrada custa 100 reais.

Uma das presenças previstas na edição deste ano é a do desembargador aposentado Sebastião Coelho. Ele trabalhava no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios desde 1991, mas deixou a magistratura em 2023, após manifestações extremistas e ataques ao ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.

O Conselho Nacional de Justiça também o investiga por fustigar integrantes da Corte durante um julgamento de envolvidos nos atos golpistas de 8 de Janeiro de 2023. Atualmente, Coelho é advogado de réus da invasão bolsonarista aos prédios dos Três Poderes, em Brasília.



Por: Carta Capital

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...

Justiça suspende regras de escolas cívico-militares em SP

A Justiça suspendeu liminarmente...

André Mendonça assume relatoria do caso Master após saída de Toffoli

Por André Richter –  Agência Brasil O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

MPAM fiscalizará regras estabelecidas para participação de crianças e adolescentes no Festival de Parintins

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio da promotoria de Justiça de Parintins, fiscalizará o cumprimento de normas estabelecidas na Portaria nº 01/2024,...

Nos pênaltis, Brasil é campeão do Sul-Americano Sub-17

O Brasil é campeão Sul-Americano Sub-17! Nos pênaltis, a Seleção Brasileira venceu a Colômbia por 4 a 1 e levantou a...