GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
28.3 C
Manaus
sexta-feira, abril 18, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Quem piscou primeiro foi Trump, diz especialista sobre EUA x China


A disputa comercial entre Estados Unidos e China ganhou um novo capítulo, segundo análise do professor Carlos Gustavo Poggio, especialista em Ciência Política do Berea College.

Em sua avaliação, o presidente americano Donald Trump foi o primeiro a “piscar” neste embate econômico.

Poggio destaca que o objetivo estratégico dos Estados Unidos, intensificado na administração Trump, é o chamado “desacoplamento estratégico” da China. Essa abordagem visa reorientar as cadeias de produção americanas para reduzir a dependência de insumos chineses.

Impactos na economia e alianças

O especialista ressalta que, apesar da retórica de Trump sobre a desindustrialização americana, a economia dos EUA é fortemente baseada em serviços, setor que representa 80% dos empregos no país.

Neste campo, os Estados Unidos mantêm um superávit expressivo, fator que Trump teria ignorado em suas análises.

Um ponto crítico na estratégia de Trump, segundo Poggio, é o enfraquecimento das alianças internacionais dos EUA. O professor cita declarações do primeiro-ministro canadense e da chanceler alemã, que indicam um distanciamento desses aliados tradicionais em relação aos Estados Unidos.

A estratégia chinesa

Do lado chinês, Poggio observa uma abordagem de “paciência estratégica”. Pequim parece considerar Trump como um fenômeno passageiro e foca em estimular seu mercado doméstico, buscando reduzir a dependência das exportações no longo prazo.

A reversão de Trump em relação às tarifas é vista por Poggio como um reconhecimento de que enfrentar o mundo todo seria mais complexo do que inicialmente previsto. Isso levou o presidente americano a concentrar seus esforços na China.

O professor conclui que, embora ambos os países tenham “muita bala na agulha” nesta disputa, Trump foi o primeiro a recuar, indicando uma possível vantagem estratégica para a China neste momento do conflito comercial.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.



Fonte: CNN Brasil

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Prefeito Cecéu é o primeiro a receber Medalha Ruy Araújo como representante de Santo Antônio do Içá

Homenagem foi proposta pelo deputado Wilker Barreto em cerimônia na Assembleia Legislativa A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) concedeu nesta segunda-feira (12/08), a Medalha Ruy...

Meu Méqui: McDonald’s lança seu programa de fidelidade para retribuir o amor de seus consumidores

 essa fidelidade toda pela marca pode se transformar em mais Méqui. Na narrativa, os personagens começam a usar o celular como se fosse uma...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo