GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
24.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 3, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

quem são os próximos denunciados que podem se tornar réus por trama golpista – Política – CartaCapital



Depois de tornar réus oito integrantes da trama golpista investigada pela Polícia Federal, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal retomará discussões sobre o tema nos dias 29 e 30 de abril, quando serão analisados os casos de outras seis pessoas.

Ao oferecer a denúncia, a Procuradoria-Geral da República (PGR) dividiu os acusados em quatro “núcleos”. Bolsonaro e os outros sete envolvidos que se tornaram réus na quarta-feira 26 são integrantes do núcleo considerado central. No fim de abril, poderão se tornar réus os integrantes do chamado ‘núcleo 2’ da suposta organização criminosa.

Os integrantes que vão a julgamento e podem se tornar réus em 29 e 30 de abril são, por ordem alfabética:

  • Fernando de Souza Oliveira;
  • Filipe Martins;
  • Marcelo Costa Câmara;
  • Marília Ferreira de Alencar;
  • Mário Fernandes;
  • e Silvinei Vasques.

Para a PGR, eles, que tinham “posições profissionais relevantes” na trama e gerenciaram as ações elaboradas pelo núcleo central.

Filipe Martins, que foi assessor de Bolsonaro para assuntos internacionais, é apontado como um dos responsáveis pela elaboração da minuta golpista que foi apresentada aos então chefes das Forças Armadas em 7 de dezembro de 2022.

A denúncia aponta ainda que Silvinei Vasques, Marília de Alencar e Fernando de Souza Oliveira “coordenaram o emprego das forças policiais para sustentar a permanência ilegítima de Jair Messias Bolsonaro no poder”. Silvinei foi chefe da Polícia Rodoviária Federal (PRF); Marília, única mulher na lista de indiciados, dirigiu o setor de inteligência do Ministério da Justiça; Fernando Oliveira, por fim, foi secretário de Segurança Pública do Distrito Federal.

A PGR entende ainda que Mário Fernandes e Marcelo Costa Câmara, ambos militares e ex-assessores do Planalto, eram responsáveis por “coordenar as ações de monitoramento e neutralização de autoridades públicas”, além de realizar a interlocução com lideranças dos movimentos golpistas de 8 de Janeiro.



Por: Carta Capital

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Amazonas Shopping recebe exposição de carros antigos, neste domingo (09)

O Amazonas Shopping recebe, neste domingo (09), uma exposição de carros antigos. A exposição faz parte da programação do projeto “Domingou”, que acontece a...

Semana Santa: Feira no Shopping Ponta Negra é opção para garantir o peixe com preços atrativos

Temperos, verduras e frutas produzidas na Região Metropolitana de Manaus estarão à venda. Ítem que não pode faltar na Semana Santa, o peixe é o...

BBB25: “Não estou odiado“, diz Diego Hypolito após voltar do Paredão

O ex-ginasta Diego Hypolito, 38, comemorou o fato de ter voltado do último Paredão do BBB 25. Em conversa com Vitória...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo