spot_imgspot_img
28.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Rei Momo recebe chave da cidade e abre o Carnaval do Rio 2026


O Carnaval do Rio 2026 foi oficialmente aberto na manhã desta sexta-feira (13) com a entrega simbólica da chave da cidade ao Rei Momo Danilo Vieira.

A cerimônia ocorreu no Palácio da Cidade, em Botafogo, na zona sul, e reuniu autoridades, representantes do samba e integrantes da corte carnavalesca.

“É com muita gratidão, com muita honra, que eu agradeço à prefeitura por essa oportunidade de representar todos os foliões. Declaro, agora, oficialmente, aberto o Carnaval do Rio de Janeiro de 2026”, disse o Rei Momo.

Ao passar a chave ao soberano da folia, o prefeito Eduardo Paes destacou o simbolismo do momento e convocou cariocas e turistas a celebrarem o período festivo.

“Para mim, é uma honra, pela décima quarta vez, entregar a chave da cidade ao Rei Momo e à sua Corte. Conclamamos a todos os cariocas e aos que nos visitam a receberem o nosso espírito festivo. Se divirtam, mas com responsabilidade”, disse Paes.

A cerimônia contou ainda com apresentações da bateria da Beija-Flor de Nilópolis, campeã do carnaval anterior, e da banda da Guarda Municipal.

Além do Rei Momo, participaram da solenidade a Rainha do Carnaval 2026, Caroline Xavier, as Princesas Samara Trindade e Luana Fernandes, além da Corte LGBT+, formada pelo muso John Sorriso, pela musa Viviane Carvalho e pela cidadã não binária Wend.

O evento teve também a presença de Tia Surica, da família Candonga — guardiã da chave da cidade — e de representantes das Velhas Guardas das escolas de samba cariocas.

 



Agência Brasil

Grupos de acesso do Carnaval do RJ enfrentam precariedade e risco de incêndio

(Folhapress) — Um único barracão abriga alegorias das três últimas divisões do...

Mais antigo bloco de São Luís, Fuzileiros da Fuzarca celebra 90 anos

Longe dos palcos, camarotes,...

Ministros suspeitam que gravação de reunião seria parte de plano para chantagem

Por Cleber Lourenço A suspeita de que uma reunião fechada do Supremo Tribunal...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Fugitivos de Mossoró ficaram ao menos 30 dias sem revista em celas

Corregedoria da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) abriu investigação contra 10 servidores (Folhapress) — Os dois presos que fugiram da penitenciária federal de Mossoró,...