GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
24.3 C
Manaus
sábado, fevereiro 22, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Relator mantém fim da cobrança sobre herança em planos de previdência

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (21) para manter a decisão da Corte que considerou inconstitucional a cobrança do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) sobre os valores depositados em planos de previdência privada.

O plenário virtual iniciou o julgamento de um recurso protocolado pelo governo do estado do Rio de Janeiro para modular a decisão, ou seja, aplicar o entendimento somente a partir da data do julgamento, realizado no dia 16 de dezembro de 2024.

Na ocasião, a Corte decidiu que é proibido aos estados a realização da taxação do ITCMD referente aos recursos que estão em contas dos planos de VGBL e PGBL e foram repassados aos herdeiros após a morte do titular.

Ao analisar o caso, Toffoli, que é relator do caso, rejeitou o recurso por entender que a jurisprudência da Corte e legislação garantem que o imposto causa mortis não pode ser cobrado.

O Código Tributário Nacional contém norma segundo a qual a transmissão causa mortis está relacionada às ideias de heranças e legados. Recorde-se, também, que o artigo 794 do Código Civil expressamente indica que o seguro de vida não é considerado herança para todos os efeitos de direito“, justificou.

O entendimento foi acompanhado pelo ministro Alexandre de Moraes. Faltam os votos de nove ministros.

O julgamento virtual vai até sexta-feira (28).

GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

MPAM ingressa com ACP para garantir a criação do Conselho Municipal da Pessoa Idosa em Itacoatiara

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), pela Promotoria de Justiça de Itacoatiara, instaurou uma Ação Civil Pública (ACP) nº 0603761-64.2023.8.04.4700, com o objetivo de...

1º de Junho: Estreia do filme ‘Roberto Kahane e a Câmera do Dr. Salim’ no Teatro Amazonas

Uma obra de arte em tela: a visão de Jean Robert César e a história de "Roberto Kahane e a Câmera do Dr. Salim". Manaus-AM...

Rodrigo Guedes denuncia postos de combustíveis por não repassarem redução praticada na refinaria em Manaus

MANAUS - Na luta pelos direitos do consumidor, o vereador Rodrigo Guedes (Podemos) denunciou a falta de redução da gasolina nos postos de combustíveis...
spot_imgspot_img