GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
26 C
Manaus
segunda-feira, maio 19, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Réu e inelegível, Bolsonaro diz ser 1ª, 2ª e 3ª opções da ultradireita para 2026 – Política – CartaCapital

[ad_1]

Réu pela trama golpista de 2022 e inelegível, Jair Bolsonaro (PL) continua a se apresentar como candidato à Presidência em 2026. A fim de tentar manter capital político, o ex-capitão ainda se recusa a apoiar outro expoente da extrema-direita.

“Não vai ser o Jair, é isso que você quer dizer? Vai ser o Messias. Você quer um terceiro nome? Seria o Bolsonaro. É Jair, Messias ou Bolsonaro. Se você me comprovar que eu fui justamente condenado a inelegibilidade, eu respondo para você”, afirmou, em entrevista coletiva, nesta quarta-feira 26.

Bolsonaro proferiu a declaração horas depois de a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal aceitar a denúncia da Procuradoria-Geral da República e torná-lo réu. Ele responderá a uma ação penal por cinco crimes, entre eles tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Em junho de 2023, o Tribunal Superior Eleitoral sentenciou Bolsonaro a oito anos longe das urnas por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação devido a uma agenda de julho de 2022 em que reuniu embaixadores estrangeiros para disseminar mentiras sobre o sistema eleitoral brasileiro.

Quatro meses depois, a Corte o condenou por abuso de poder político e econômico nas cerimônias do 7 de Setembro de 2022.

[ad_2]

Por: Carta Capital

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

PGR defende prisão domiciliar para cabeleireira que pichou estátua no STF – Justiça – CartaCapital

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, defendeu nesta sexta-feira 28 que o Supremo Tribunal Federal conceda prisão domiciliar à cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos,...

Alemanha vence a Itália e avança na Nations League

Alemanha empatou com a Itália por 3 a 3 e está na semifinal da Nations League. No jogo de ida, os alemães venceram...
spot_imgspot_img