A edição número 21 da Revista Liberta está liberada a partir deste sábado (07) para assinantes. Neste volume, o destaque são as ligações do caso Master com nomes conhecidos do Congresso Nacional e da política brasileira.
Luiz Costa Pinto e Jorge Mizael analisam a influência da teia de contatos do banqueiro Daniel Vorcaro, as ações do centrão na condução da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS e o significado da ausência de certos nomes nas listas de convocações. O tema também é abordado na coluna Reserva Exclusiva, que traz revelações sobre a vida pessoal de Vorcaro com base em relatos de pessoas próximas.
A seguir, um trecho do artigo “CPMI: as convocações que o centrão não fez”, de Jorge Mizael:
“O centrão aprovou investigações suficientes para sustentar o discurso de que está combatendo fraudes. Convocações foram feitas, sigilos foram quebrados, audiências aconteceram. Ao mesmo tempo, a resistência à prorrogação da CPMI é clara. O presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, já disse que não pretende estender os trabalhos.
Na Câmara, a situação é ainda mais evidente. Hugo Motta não sinalizou que vai instalar a CPI do Banco Master. A justificativa oficial é a de que há uma fila de requerimentos. Tecnicamente, isso é verdade. Mas a escolha sobre qual CPI instalar é política.
O calendário eleitoral de 2026 se aproxima. Relações entre políticos e empresários, influência de banqueiros, contratos de publicidade, tudo isso pode emergir se as investigações avançarem. A convocação de Zema é um sinal de alerta para outros governadores. Se um pode ser chamado, outros também podem. (…)”

Outro tema de destaque são os resultados da pesquisa de opinião encomendada pelo ICL, que ouviu mais de dez mil pessoas em novembro de 2025. Criminalidade, punitivismo e a associação feita pelos entrevistados com vários temas importantes da política nacional com a direita brasileira são os temas analisados em artigos exclusivos na Revista Liberta pelo educador popular e comunicador Jota Marques e pelo cientista político Cláudio G. Couto.
A edição de número 21 também traz Jamil Chade, Juca Kfouri, Marcia Tiburi, João Cezar de Castro Rocha, Leonardo Boff, Sensacionalista e charge de Aline Zouvi.
A arte de capa é do cartunista Aroeira e parte do conteúdo também fica disponível para quem ainda não realizou a assinatura.




