spot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Rio Negro fecha novembro enchendo mais que 2023, mas com nível menor

Os dados consolidados do Porto de Manaus mostram que o rio Negro fechou o mês de novembro com 14,37 metros, abaixo dos 14,48 metros registrados ao final do mesmo período em 2023. No entanto o subiu bem mais neste ano em comparação ao ano passado. Os números mostram que o nível se elevou em 2,19 metros em 2024, enquanto a subida de 2023 foi de apenas 1,54 metros.

O motivo foram as intensas subidas ocorridas entre os dias 12 e 18 de novembro. Só nesse período, o rio subiu 1,32 metros. Nas últimas semanas, diminuiu o ritmo e oscilou com aumentos de um a três centímetros por dia, finalmente subindo quatro centímetros em 30 de novembro.

Entre o dia 1º e 2 de dezembro, o rio subiu mais oito centímetros e chegou a 14,45 metros. De acordo com o sistema de monitoramento do Serviço Geológico Brasileiro (SGB/CPRM), o SACE, o rio Negro em Manaus está a pouco mais de 1,3 metros de deixar o patamar de seca.

Os aumentos são consequências diretas do crescimento de nível do rio Solimões, que chegou a 3,89 metros na estação de Tabatinga nesta segunda-feira (12). Também foram registrados aumentos nas estações de Fonte Boa, Itapéua, Beruri e Manacapuru. Nessas três últimas, os rios ainda se encontram no patamar de seca.

Fonte: Acrítica

Sem Lula, Trump convoca cúpula com líderes latinos-americanos contra a China

O presidente Donald Trump convocou uma cúpula de chefes de estado latino-americanos,...

STF suspende reunião sobre menção a Toffoli no caso Master

O Supremo Tribunal Federal...

Bet, a feia: Esportes da Sorte pede que artista de Olinda pare com uso de marca em sátira

Por Mariama Correia – Agência Pública  Quem mora em Olinda, Pernambuco, ou já...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Fórum Econômico Mundial começa nesta segunda-feira em Davos

Começa nesta segunda-feira (19),...

Prefeitura de Manaus capacita agentes comunitários com apoio da Fiocruz Amazônia e agência internacional

Os novos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) da Prefeitura de Manaus, convocados a partir do último concurso da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), receberam mais uma capacitação, desta vez, ofertada em parceria com a Fiocruz Amazônia e Agência dos Estados Unidos para Desenvolvimento Internacional (Usaid).