spot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Roblox vai construir seu 1º data center na América do Sul em São Paulo


A plataforma de jogos Roblox anunciou, na sexta-feira (02), que vai construir um data center em São Paulo (SP). Vai ser o primeiro data center da empresa na América do Sul. O anúncio ocorreu durante a Gamescom Latam. E a inauguração está prevista para 2026.

O objetivo do investimento é melhorar a qualidade do serviço para brasileiros. E permitir o uso de ferramentas mais avançadas de inteligência artificial (IA) na plataforma. No entanto, a empresa não revelou quanto vai investir no projeto.

Data center em SP deve melhorar qualidade do Roblox no Brasil

Não é de hoje que usuários brasileiros pedem por um servidor nacional de Roblox. Com um data center na capital paulista, a conexão deve ficar mais rápida e estável, com menos interrupções, na plataforma.

  • Atualmente, a Roblox possui mais de 20 servidores distribuídos pelos Estados Unidos, Europa, Ásia e Oceania.
pessoa no computador usando a plataforma roblox
Brasil é o segundo país com mais usuários no Roblox (Imagem: Cassiano Correia/Shutterstock)

Além de melhorar a experiência dos jogadores, o novo data center deve impulsionar o uso de IA. Hoje, a tecnologia é usada para traduzir mensagens de chat, ajudar na criação de scripts de programação e modificar objetos 3D.

Para quem não sabe: o Roblox é uma plataforma online de jogos criados pelos próprios usuários. São cerca de seis milhões de experiências disponíveis.

O Brasil é o segundo país com mais usuários na plataforma (fica atrás apenas dos Estados Unidos). Entre o início de 2021 e o início de 2025, o número de brasileiros no Roblox cresceu 183%.

Em 2024, a empresa repassou US$ 923 milhões (R$ 5,2 bilhões) para a comunidade de criadores, segundo o jornal Folha de S. Paulo.

Mudança no Roblox deve deixar os preços mais acessíveis no Brasil

Roblox terá nova função para ajudar criadores dentro do jogo: o Preço Regional. A funcionalidade irá ajustar o preço dos itens e passes nas experiências conforme a economia do país dos jogadores.

Testes iniciais demonstraram que a porcentagem de usuários que compraram itens aumentou em 26% nas experiências no Brasil.

Pessoa criando um jogo no Roblox
No Roblox, os criadores têm liberdade para criar experiências únicas dentro da ferramenta de desenvolvimento do jogo. (Imagem: Divulgação/Roblox)

As transações dentro do jogo são feitas por meio do Robux, uma moeda virtual com a qual os usuários podem comprar itens e passes.

Leia mais:

Boa parte do uso desse dinheiro ocorre dentro das experiências – os mundos que os criadores desenvolvem e que os jogadores podem acessar para se divertir em jogos, eventos e outras práticas lúdicas.

Com a nova função, os preços em Robux dentro das experiências passarão a refletir melhor a economia local dos jogadores, ao invés de se manterem fixos independentemente do país dos usuários.

Saiba mais nesta matéria do Olhar Digital.




Fonte: Olhar Digital

Sem Lula, Trump convoca cúpula com líderes latinos-americanos contra a China

O presidente Donald Trump convocou uma cúpula de chefes de estado latino-americanos,...

STF suspende reunião sobre menção a Toffoli no caso Master

O Supremo Tribunal Federal...

Bet, a feia: Esportes da Sorte pede que artista de Olinda pare com uso de marca em sátira

Por Mariama Correia – Agência Pública  Quem mora em Olinda, Pernambuco, ou já...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Maracatu nação pode se tornar 8º patrimônio cultural imaterial do país

O maracatu nação pode se tornar o oitavo bem cultural do Brasil inscrito na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da...

Final explicado de Pecadores, filme estrelado por Michael B. Jordan

Com direção de Ryan Coogler, “Pecadores” (título original “Sinners”) é um suspense sobrenatural ambientado no sul dos Estados Unidos durante a década de...