Ednailson Rozenha é um dos oito dirigentes da CBF no mandato 2026-2030 (Divulgação/CBF)
24 de março de 2025
Jadson Lima – Da Cenarium
MANAUS (AM) – O atual presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Ednailson Rozenha, foi eleito, por unanimidade, o vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em eleição ocorrida nesta segunda-feira, 24, na sede da entidade, no Rio de Janeiro. Ele, que estava presente no evento, será o primeiro amazônida a ocupar a função no mandato 2026-2030. A votação confirmou a vitória da chapa “Por Um Futebol Mais Inclusivo e Sem Discriminação de Qualquer Natureza”, liderada por Ednaldo Rodrigues.
A próxima gestão da CBF teve o apoio unânime das 27 federações estaduais e dos clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Além de Rozenha, do Amazonas, a vice-presidência será ocupada por mais sete integrantes que comporão a diretoria da CBF, são eles: Reinaldo Carneiro Bastos (SP), Roberto Góes (AP), Ricardo Lima (BA), Gustavo Oliveira (ES), Leomar Quintanilha (TO), Rubens Angelotti (SC), Gustavo Henrique (articulação da CBF em Brasília).
Nas redes sociais, o futuro dirigente comemorou a eleição e expressou gratidão pelo que ele classificou como uma conquista que nunca imaginou alcançar. Rozenha também dedicou a vitória a cada cidadão amazonense e lembrou da população que vive do interior que, segundo ele, ” muitas vezes são esquecidos e invisíveis”. Ele também afirmou que a partir de agora tem a missão de “abrir portas, construir pontes e sonhar junto com o povo”.
“Nem nos meus melhores sonhos eu imaginei chegar tão longe. Essa conquista me enche de orgulho mas, acima de tudo, me traz uma responsabilidade imensa: fazer ainda mais e melhor pelo futebol do Brasil – e, em especial, pelo meu Amazonas e seu povo. Dedico essa vitória a cada amazonense, sobretudo àqueles que vivem no interior profundo, muitas vezes esquecidos e invisíveis”, disse nas redes sociais.
Rozenha iniciou a carreira no futebol em 2016, quando assumiu a presidência do Fast Clube e chegou a conquistar o campeonato estadual amazonense. Em 2023, ele assumiu a presidência da Federação Amazonense de Futebol (FAF), desenvolvendo um trabalho que resultou no retorno da credibilidade do futebol amazonense. Na função de comando do esporte no Estado, o futuro dirigente da CBF construiu lideranças e recolocou o Amazonas de volta no cenário do esporte nacional.
A eleição de Rozenha para a vice-presidência da CBF marca um ineditismo. Essa é a primeira vez que um amazonense alcança um posto na entidade com maior representatividade do futebol brasileiro. A votação foi realizada após uma única chapa fazer o registro para concorrer.
O líder da chapa, Ednaldo Rodrigues, está no cargo desde 2021, quando assumiu um mandato tampão, após o afastamento d Rogério Caboclo. Em março de 2022, ele ganhou a primeira eleição, com mandato até março de 2026. Agora foi reeleito para seguir até 2030 no comando da entidade.
Leia mais: Ligas e clubes de futebol do AM declaram apoio a Rozenha para presidência da FAF
Editado por Izaías Godinho
Fonte: Agência Cenarium