GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
terça-feira, abril 8, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Saiba quem são os candidatos à reitoria da Ufam



Candidatos à reitoria da Ufam (Composição: Paulo Dutra/Cenarium)

06 de abril de 2025

Ana Pastana – Da Cenarium

MANAUS (AM) – A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) vai eleger, nessa segunda-feira, 7, os novos reitor e pró-reitor que estarão à frente da instituição no biênio 2025-2029. Ao todo, cinco chapas concorrem na eleição. A votação é on-line, com início a partir das 8h (horário de Manaus).

Para se eleger no primeiro turno, a chapa precisa alcançar mais de 50% dos votos válidos. Caso nenhum concorrente alcance a porcentagem, as duas chapas mais votadas disputarão o segundo turno, marcado para o próximo dia 14 de abril.

Estão aptos a votar os docentes e técnicos administrativos ativos e aposentados, além dos estudantes de graduação e pós-graduação. O voto será validado por meio do CPF de cada eleitor, que deve acessar o link de votação de acordo com a categoria.

Veja, abaixo, quais as chapas concorrentes no pleito:
  • A Ufam do Futuro Começa Hoje

Com a chapa “A Ufam do Futuro Começa Hoje”, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Adriana Malheiro, concorre à reitoria junto ao candidato a vice-reitor, Plínio José Cavalcante Monteiro.

Ela é graduada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Barão de Mauá, de Ribeirão Preto, com mestrado e doutorado em Imunologia Básica e Aplicada pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, Adriana é pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufam.

Graduado em Medicina pela Ufam, Plínio também possui graduação em Direito pelo Centro Universitário Nilton Lins, com mestrado em Ensino em Ciências da Saúde pela USP e doutorado em Bioética pela Universidade de Brasília (UnB).

Atualmente, é professor adjunto do Departamento de Patologia e Medicina Legal (DPML), coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Getúlio Vargas (CEP/HUGV) e vice-diretor da Faculdade de Medicina da Ufam.

Esta chapa tem como candidato o diretor da Faculdade de Informação e Comunicação, Allan Rodrigues, que concorre junto ao candidato a vice-reitor, Carlos Victor Lamarão Pereira.

Jornalista e escritor, Allan é graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Tem mestrado e doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Ufam e, atualmente, é líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Cultura e Amazônia e coordenador do Laboratório de Estudos Avançados de Jornalismo da Faculdade de Informação e Comunicação da Ufam.

Carlos Victor Lamarão Pereira é graduado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade, e doutorado em Biotecnologia pela Ufam.

Atualmente, é coordenador local do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) e coordenador institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Ufam.

  • Por uma Ufam que Humaniza, Inclui e Transforma

Concorrendo nesta chapa, o candidato a reitor Marco Antônio de Freitas tem como candidato a vice-reitor Armando Araújo de Souza Junior.

O primeiro possui graduação em Agronomia pela Ufam, mestrado em Ciências de Florestas Tropicais pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e doutorado em Agronomia Tropical pela Ufam. Atualmente, é professor de magistério superior, onde ministra disciplinas como Topografia, Topografia Agrícola, Construções Rurais e Instalações Zootécnicas.

Armando Araújo de Souza Junior é administrador de empresas, com ênfase em Comércio Exterior, graduado pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa), mestre em Engenharia de Produção pela Ufam e doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Atualmente, é professor associado do Departamento de Administração da Faculdade de Estudos Sociais (FES) e docente do Programa de Mestrado Acadêmico em Administração e Desenvolvimento Regional na Amazônia.

Nesta chapa concorrem à reitoria e vice-reitoria da universidade, respectivamente, Tanara Lauschner e Geone Maia Corrêa. Ela é graduada em Engenharia Elétrica pela Ufam, com mestrado em Ciência da Computação pela UFMG e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRJ). Atualmente, é professora do Instituto de Computação (Icomp) da Ufam.

Geone Maia Correa é técnico em Química pela Escola Técnica Federal do Amazonas (Etfam), graduado em Licenciatura e possui mestrado em Química pela Ufam. Também possui doutorado em Química pela UFMG. Atualmente, é professor associado da Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Icet-Ufam).

Nesta chapa estão a atual vice-reitora da Ufam, Therezinha Fraxe, concorrendo à reitora, junto ao candidato a vice-reitor Sérgio Augusto Freire de Souza.

Therezinha Fraxe é graduada em Agronomia pela Ufam, tem mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutorado em Sociologia, também pela UFC. Atualmente, ocupa o cargo de vice-reitora da Ufam, além de ser professora titular e coordenadora temática da área de Socioeconomia do Instituto Acariquara.

Sérgio Augusto Freire de Souza é graduado em Letras – Língua Inglesa e em Psicologia na Ufam. Possui mestrado em Letras pela Ufam e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Já foi subsecretário de Educação na Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed), entre os anos de 2005 e 2007. Atualmente, é diretor da Editora da Ufam (Edua).

Ufam

Localizada na Zona Leste de Manaus, a Ufam desempenha um papel fundamental na sociedade, na economia local e na cultura da região. A universidade forma profissionais em áreas como tecnologia, ciência, comunicação, meio ambiente, literatura e outras.

A Ufam tem como reitor o professor doutor Sylvio Puga, que assumiu a gestão em 2021, também por meio de um processo eleitoral. De acordo com o regimento interno e a legislação federal, o reitor de uma instituição federal de ensino só pode exercer dois mandatos consecutivos. Sendo assim, Puga passa a gestão da Ufam ao próximo candidato(a) eleito(a).

O atual reitor da Ufam, Sylvio Puga (Reprodução/Internet)
Leia também: Eleição da reitoria da Ufam entra na reta final e acentua disputa



Fonte: Agência Cenarium

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Artistas amazônicos usam versos, danças e corpos em defesa da floresta

“A aldeia toda se incendeia / Na manhã de sol na floresta. / Tem peixe assando na fogueira / E suco de cupu para...

Amazonas ocupa 7º lugar na frequência escolar indígena no Brasil, diz IBGE

A frequência escolar bruta das pessoas indígenas no Amazonas alcançou a taxa de 35,58%, em 2022 (Divulgação-Seduc/AM) ...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo