GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
24.9 C
Manaus
quinta-feira, abril 3, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Sam Altman se afasta da gestão e foca em IA


OpenAI promove executivos e altera liderança para que Sam Altman se concentre em pesquisa e desenvolvimento de IA

Ao fundo, foto em preto e branco de Sam Altman; à frente, logo da OpenAI em um smartphone
Sam Altman, CEO da OpenAI (Imagem: QubixStudio / Shutterstock.com)

Compartilhe esta matéria

A OpenAI anunciou uma significativa reestruturação em sua liderança nesta segunda-feira (24), expandindo as responsabilidades do diretor de operações Brad Lightcap enquanto o CEO Sam Altman passa a focar mais na direção técnica da empresa. A informação foi divulgada inicialmente pela Bloomberg.

Com as mudanças, Lightcap passará a supervisionar as operações diárias, a expansão internacional da OpenAI e a gestão de parcerias estratégicas com gigantes do setor, como Microsoft e Apple. Além disso, a empresa também promoveu Mark Chen ao cargo de diretor de pesquisa e Julia Villagra ao cargo de diretora de recursos humanos.

Crescimento e novas direções na OpenAI

Em um comunicado oficial, a OpenAI destacou que “a empresa cresceu muito” e que continua focada no mesmo objetivo central: pesquisa avançada em IA para acelerar o progresso humano. O comunicado também ressalta que seus produtos já são utilizados por centenas de milhões de pessoas.

A empresa afirmou à Bloomberg que as mudanças na liderança permitirão que Sam Altman se concentre mais na pesquisa e no desenvolvimento de produtos, sem previsão para substituição da ex-diretora de tecnologia Mira Murati, que deixou o cargo em setembro para fundar sua própria startup de IA.

Sam Altman terá mais foco em desenvolvimento das IAs da OpenAI, passando responsabilidades para outros executivos da empresa. (Imagem: Antonello Marangi / Shutterstock.com)

Saídas recentes e impacto na liderança

A reestruturação também ocorre em meio a algumas vacâncias na liderança da OpenAI. O então diretor de pesquisa Bob McGrew deixou a empresa em setembro, junto com Mira Murati e Barret Zoph, ex-vice-presidente de pós-treinamento. Na época, Altman reconheceu que as saídas foram abruptas, mas afirmou que “a OpenAI não é uma empresa comum” e que essas mudanças fazem parte da evolução natural da organização.

Leia mais:

Reestruturação e processo judicial

As novas promoções ocorrem em um momento de transformação para a OpenAI. Em dezembro, a empresa anunciou que deixaria de ser uma organização sem fins lucrativos para se tornar uma empresa com fins lucrativos.

Montagem com fotos de Sam Altman, CEO da OpenAI, e o bilionário Elon Musk
Sam Altman, CEO da OpenAI, e o bilionário Elon Musk (Imagem: jamesonwu1972/Frederic Legrand – COMEO/Shutterstock)

Essa decisão resultou em uma ação judicial movida pelo cofundador Elon Musk, que alega que a OpenAI estaria priorizando maximizar lucros ao invés de desenvolver inteligência artificial para o bem da humanidade.


Ana Luiza Figueiredo

Redator(a)

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.




Fonte: Olhar Digital

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Microsoft investiga queda do Exchange Online

Microsoft investiga queda do Exchange Online - CISO Advisor Ir para o conteúdo Fonte: CISO Advisor

Administrador faz palestra no Literatus sobre como construir a carreira profissional

O Centro de Ensino Literatus promoveu, nesta quarta-feira (04/10), à noite, na sede Pará, na Rua Rio Içá, nº 165, no Vieiralves, em Manaus,...

Especialista da Info Store sugere presentes para o Dia das Mães, conforme perfil das homenageadas

Com a proximidade do Dia das Mães, comemorado no segundo domingo do mês de maio (12), muitos filhos e familiares já se veem às...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo