Jason Hughes, executivo da Ocean, está preocupado com uma atualização do Bitcoin prestes a ser implementada. Nas suas próprias palavras, isso pode “transformar o Bitcoin em uma altcoin sem valor”.
A atualização em questão é uma remoção dos limites no campo OP_RETURN, frequentemente usada para gravar dados arbitrários na blockchain do Bitcoin.
Embora muitos desenvolvedores se mostraram a favor da ideia, Luke Dashjr afirmou que ela pode custar a sobrevivência do Bitcoin.
A discussão começou em uma troca de e-mails entre os desenvolvedores, mas foi rapidamente importada para o Github, onde há uma espécie de votação para aprovar a atualização ou não.
🔔 Entre em nosso grupo no WhatsApp e fique atualizado.
Executivo diz que está “perdendo o sono” por conta dessa atualização do Bitcoin
Após desenvolvedores discutirem sobre a remoção dos limites do OP_RETURN — que visava conter o spam de dados arbitrários no Bitcoin, mas não teve sucesso — a discussão também está sendo abordada por players da indústria da mineração.
Até agora, a principal voz é a de Jason Hughes, VP de Desenvolvimento e Engenharia da pool Ocean. Segundo o executivo, desenvolvedores estão avançando com a atualização, mesmo com uma grande rejeição.
“Os desenvolvedores do Bitcoin Core estão prestes a aprovar uma mudança que transforma o Bitcoin em uma altcoin sem valor, e ninguém parece se importar em fazer algo a respeito.”
“Eu já manifestei objeções, perdi noites de sono por isso, e apesar da rejeição clara da comunidade ao PR (pull request), ele continua avançando”, apontou Hughes.
A atualização foi publicada no Github do domingo (27). Até então, a conversa conta com mais de 162 comentários, alguns deles apagados.
Segundo um bot que está computando os votos, hoje 25 desenvolvedores se mostraram a favor da atualização, mas outros 38 se mostraram contra.
Voltando a Hughes, o executivo diz estar “sem energia para continuar” e que “o Bitcoin Core está perdido”.
“Uma coisa é falhar em agir diante de um ataque à rede. Outra é abraçá-lo e abrir as portas completamente para ele”, comentou.
Em suma, os limites no campo OP_RETURN foram implementados para tentar diminuir o spam na rede. Ou seja, a gravação de dados arbitrários além de transações de Bitcoin (incluindo NFTs e tokens, com os Ordinals e Runes).
No entanto, Antoine Poinsot e outros desenvolvedores defendem que essas restrições foram ineficazes e, por conta disso, devem ser eliminadas. Do outro lado, nomes como Luke Dashjr, também ligado à Ocean, apontam que isso pode prejudicar o Bitcoin.
Se atualização for aprovada, Bitcoin está morto, diz executivo
Agora em tom mais alarmante, Jason Hughes afirmou que essa atualização pode matar o Bitcoin caso seja aprovada. Seu medo é que isso aconteça “no último segundo”, mesmo com tanta rejeição.
“Não vou entrar novamente em todos os detalhes sobre por que isso marca a morte do Bitcoin. Veja meus comentários naquele PR. É triste ver o atestado de óbito de um projeto do qual faço parte há quase 15 anos ser assinado e selado. Agora, é só esperar pela entrega.”
- Dar merge neste PR significa que o Bitcoin não é mais uma moeda descentralizada.
- Dar merge neste PR significa que o Bitcoin não é mais dinheiro.
- Dar merge neste PR significa que o Bitcoin não é mais uma reserva de valor.
- Dar merge neste PR significa que o Bitcoin não é mais aquilo pelo qual os usuários, operadores de nós, etc., se interessaram e adotaram.
- Dar merge neste PR significa que o Bitcoin não é mais Bitcoin.
Para Hughes, a única esperança é que a atualização não seja aprovada no último segundo. “Caso contrário, o Bitcoin está morto. Não é hipérbole”, comentou.
No X, antigo Twitter, o executivo marcou diversas outras pools e mineradoras para também serem contra essa atualização.
“Se você acha que o Bitcoin será melhor como dinheiro depois de ser inundado com gigabytes de conteúdo não relacionado ao Bitcoin, que todos os usuários terão que armazenar sem qualquer incentivo para usar o Bitcoin como dinheiro… então, por todos os meios, continue seguindo o Bitcoin Core como um lemingue.”
“Só que, desta vez, não estão permitindo comentários e ainda estão moderando até os colaboradores diretos”, notou Hughes. Como citado anteriormente, diversos comentários foram apagados do Github.
Fonte: Livecoins