À CENARIUM, Lindomara Bermerguy afirmou foi provocada pelo servidor (Composição: Paulo Dutra/CENARIUM)
03 de abril de 2025
Jadson Lima – Da Cenarium
MANAUS (AM) – A atual secretária de Cultura de Tabatinga (AM), Lindomara Nunes Bermeguy, foi flagrada em um vídeo, nesta quinta-feira, 2, xingando o secretário executivo de Turismo do município, Francisco Henrique Gomes Laranhaga. O caso foi registrado na sede da pasta municipal, na cidade localizada a 1.107 quilômetros de Manaus. À CENARIUM, Lindomara afirmou que o vídeo foi cortado e que ela foi provocada pelo servidor no momento em que estava na área externa do local.
Vídeo que circula nas redes sociais mostra a secretária entrando dentro do prédio e se direcionando ao servidor municipal. Após uma discussão entre os dois, Lindomara pega um objeto e joga sobre a mesa do homem enquanto o xinga e o acusa de ter gritado com ela antes. O registro também mostra que Francisco Henrique pede a titular da Cultura que entregue a ele as chaves do prédio onde ela despachava antes de assumir a nova função.
“Quando quiser falar, tu fala comigo, seu moleque. Eu estou esperando o prefeito [Plínio Cruz]. Você não é nada para mim. Você é um lixo. Filho da p***. Eu estou com ódio de você, porque você gritou comigo. Eu quero te dá umas “mãozadas”, diz Lindomara. Após ela avançar sobre o homem, o secretário pede a outros servidores local que segurem a secretária. Outra funcionária questiona o subsecretário por que ele não falou diretamente para a mulher. Veja vídeo:
De acordo com o registro, a secretária afirma que foi ao local retirar as coisas pessoais que ela havia deixado no prédio. “Eu mandei avisar o prefeito e avisei ao João Pedro que eu vinha pegar as minhas coisas. Eu não vou pegar nada [da secretaria], não, seu imbecil”, declara Lindomara. À reportagem, ela reafirmou que foi à sede da pasta para pegar objetos pessoais que estavam armazenadas em um depósito.
“Eu estava esperando para retirar coisas pessoais, nada da secretaria. Tem um depósito e eu guardei algumas coisas pessoais, porque eu iria reformar a minha casa, como louças, freezer e outras coisas”, disse. Ela também informou à reportagem que o servidor buscava ocupar a sua cadeira e que ela teria renunciado ao cargo. “Ele estava querendo tanto a cadeira e eu estava dando. Eu não brigo, ao contrário do que as pessoas estão pensando, eu nunca fui movida por poder”, declarou Lindomara.
A CENARIUM tenta contato com a Prefeitura de Tabatinga, por meio dos assessores do prefeito Plinio Cruz (Republicanos), para obter posicionamento sobre o ocorrido, mas até o momento não houve retorno. A reportagem também ligou no celular pessoal do mandatário, duas vezes, entre 14h59 e 15h02 desta quinta-feira, mas ele não atendeu às ligações.
Nomeação
O Diário Oficial de Tabatinga (AM) publicado nesta quinta-feira mostra que a servidora Lindomara Nunes Bermeguy foi nomeada a secretária de Cultura do município na terça-feira, 1°. O documento foi assinado pela secretária de administração da cidade, Bárbara Juventino da Silva. “Este Decreto entra em vigor na data de su Art. 3º – a publicação, revogando-se as disposições em contrário, com efeito, a partir de 01 de abril de 2025”, diz trecho. Veja:
Leia mais: Repórter registra ocorrência contra prefeita após agressão no AM
Editado por Izaías Godinho
Fonte: Agência Cenarium