spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Seis estados entram em alerta de perigo para tempestade nesta terça-feira (2)


(UOL/Folhapress) – Seis estados brasileiros estão em alerta do Instituto Nacional de Meteorologia para tempestades hoje.

Aviso para chuvas de até 100 milímetros e ventos de até 100 km/h vai de 12h de hoje às 10h de amanhã.

Também há risco de queda de granizo, corte de energia elétrica, quedas de árvores e alagamentos.

Aviso de tempestade cobre todo o estado do Rio de Janeiro. O Alerta Rio apontou para a possibilidade de raios e rajadas de vento no turno da tarde.

São Paulo é o segundo estado com maior área em alerta. Além da capital e da Região Metropolitana, aviso vale para cidades do interior, como Ribeirão Preto, Campinas, Jaú, Bauru, Taubaté e Jundiaí.

Segundo a Defesa Civil de São Paulo, faixa leste e áreas na divisa com Minas Gerais têm o maior risco de temporais. Na região do Vale do Paraíba, as chuvas fortes começaram ainda na manhã de hoje, informou o órgão.

Área nordeste de Santa Catarina; parte leste do Paraná, sul do Espírito Santo e metade sul de Minas Gerais também estão notificadas pelo Inmet. Vitória, Curitiba e Belo Horizonte são as capitais que estão sob alerta, além de Rio e São Paulo.

previsao
Chuvas podem chegar a 100 milímetro (Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil)

Alerta! Deixe a sua casa imediatamente se:

Identificar rachaduras em muros ou paredões. As fissuras podem indicar instabilidade na estrutura de casas e encostas.

Perceber escoamento de água barrenta de encostas. Isso pode ser sinal de um deslizamento de terra prestes a acontecer.

Ouvir estalos em blocos e rochas ou ver trincas em solo, ou nas paredes. Essas movimentações também podem sinalizar um deslizamento. Se estiver dentro de casa, observe se as janelas e portas ficaram emperradas, pois isso também pode sinalizar risco estrutural.

Ver postes ou árvores inclinados, ou muros “com barriga”. Essas deformações são indicativos de deslocamento do solo ou estrutura comprometida.

O número da Defesa Civil de São Paulo é 199 e ele deve ser acionado em todas as situações acima. Outro número importante para se ter em mãos é o do Corpo de Bombeiros: 193.

Ações preventivas podem ajudar

Previsões meteorológicas e alertas da Defesa Civil podem ser acompanhados pela internet. Os órgãos sinalizam áreas de risco pelas redes sociais e também por SMS, em alerta sonoro como o enviado aos moradores da capital em 24 de janeiro.

Prepare um kit de emergência. A Defesa Civil da cidade de São Paulo orientou que moradores em áreas de risco tivessem sempre em mãos uma mochila com água potável, lanternas, pilhas, alimentos e um kit de primeiros socorros para situações nas quais serviços essenciais fiquem suspensos.

Mantenha documentos importantes em áreas de fácil acesso e em locais altos. A Defesa Civil também orienta que a população mantenha calhas e ralos limpos e evite jogar lixo nas ruas.





ICL – Notícias

Após protestos, Trump vai retirar agentes de imigração de Minnesota

Por Brasil de Fato O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (12)...

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 62 milhões

O prêmio do concurso...

Toffoli deixa relatoria do caso Master após STF rejeitar suspeição

Por Cleber Lourenço Em reunião reservada iniciada às 16h30 desta quarta-feira (12), ministros...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Prefeitura de Manaus dá início à reconstrução do passeio público na avenida Desembargador João Machado  

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), iniciou, nesta quarta-feira, 17/9, a reconstrução do passeio público na avenida Desembargador João...

“Eu achei que eu fosse morrer”, diz moradora que sobreviveu ao tornado no Paraná

Por Schirlei Alves “Eu achei que eu fosse morrer naquele momento, quando tudo...