spot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

“Sem querer, Itaú me ensinou a importância do bitcoin”, diz Narcélio Filho


Em uma participação no podcast “Tapa da Mão Invisível”, o programador e entusiasta do Bitcoin, Narcélio Filho, deixou sua opinião sobre a moeda digital, além de tirar a dúvida sobre o assunto para os brasileiros.

Em dado momento de sua participação, um internauta curioso perguntou quando o brasileiro entendeu que o bitcoin era uma reserva de valor. De forma objetiva, Narcélio lembrou que quando o valor da moeda valorizou seguidamente, ele entendeu que isso ajudou a proteger seu patrimônio.

Como reserva de valor? Só quando eu vi o number go up, só aí que caiu a ficha“, disse o programador.

“Fila no Itaú me ajudou a entender o bitcoin de uma vez por todas”, disse Narcélio

No episódio do podcast, Narcélio aproveitou a pergunta sobre a reserva de valor do bitcoin para confessar sobre o dia que entendeu a razão da moeda existir.

De acordo com ele, para acessar sua conta virtual no Itaú ele sempre utilizava um token, até que em certo dia sua assinatura deu problema. Para resolver isso, ele precisou se dirigir até a sua agência, que não fica nada perto de sua casa.

Além do deslocamento, Narcélio lembra que ficou na fila para falar com uma gerente e a mesma demorou a lhe atender. Quando foi atendido, a mulher ainda lhe mandou pegar outra fila, desta vez no caixa.

Ao tentar mexer em seu celular para passar o tempo, um segurança o abordou lembrando que ele não poderia mexer em seu próprio dispositivo ali dentro. Após o episódio, Narcélio lembra que entendeu a função de dinheiro do bitcoin, uma moeda digital descentralizada.

Não tem gerente, não tem token, não tem agência e nem fila, obrigado Itaú“, disse Narcélio agradecendo ao banco, que sem querer lhe ensinou a importância do bitcoin. Por fim, ele ainda lembrou que neste dia ao chegar em casa, comprou seu primeiro satoshi, fração da moeda.

Bancos ajudaram Satoshi Nakamoto a inventar o bitcoin

Os problemas e limitações do sistema bancário tradicional inspiraram a criação do bitcoin. Isso porque, Satoshi Nakamoto, o criador do Bitcoin, desenvolveu a tecnologia em resposta a crises financeiras, como a de 2008, e ao excesso de controle centralizado das instituições financeiras.

O Bitcoin foi concebido para ser um sistema financeiro alternativo, sem intermediários, permitindo transações diretas e seguras. A mensagem no bloco gênesis, citando um resgate bancário, reforça a crítica ao sistema existente.

Assim, os bancos, ao exporem suas falhas, foram parte indireta da motivação para a criação do Bitcoin.





Fonte: Livecoins

Sem Lula, Trump convoca cúpula com líderes latinos-americanos contra a China

O presidente Donald Trump convocou uma cúpula de chefes de estado latino-americanos,...

STF suspende reunião sobre menção a Toffoli no caso Master

O Supremo Tribunal Federal...

Bet, a feia: Esportes da Sorte pede que artista de Olinda pare com uso de marca em sátira

Por Mariama Correia – Agência Pública  Quem mora em Olinda, Pernambuco, ou já...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Voo atrasado ou cancelado? Saiba quais são seus direitos

Os mais de 100 voos cancelados nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas,...

FAS completa 15 anos beneficiando mais de 200 mil famílias na Amazônia

Indicadores socioambientais mostram que as ações da FAS contribuíram para aumento da renda das comunidades vulneráveis, na redução do desmatamento, no incentivo à educação...

No sul do Amazonas, Tadeu de Souza sai em defesa de pescadores e critica novas regras do seguro-defeso

Vice-governador disse que as novas exigências impostas pelo governo federal não levam em consideração a realidade do estado O vice-governador Tadeu de Souza reforçou a...