A previsão do tempo para esta semana aponta para a possibilidade de muito calor e tempestades rápidas, porém intensas ao longo dos dias. Isso ocorre por conta do fim da atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que entre os dias 23 e 25 causou chuvas volumosas e persistentes no Centro-Oeste e Sudeste.
O destaque agora é a aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) do norte do país, responsável por aumentar significativamente a chuva. Segundo a Climatempo, a combinação de calor forte e umidade elevada em todo o território nacional mantém a previsão de pancadas de chuva, que podem ser localmente fortes.
Previsão do tempo
Região Sul
No Sul do país, a semana será marcada por forte calor e a volta das pancadas de chuva. As temperaturas devem subir, especialmente no oeste, onde os termômetros podem marcar entre 36°C e 40°C. O tempo firme e abafado predominará até a quarta-feira (28). A partir da quarta, devem ocorrer pancadas de chuva em toda a região, que poderão ter intensidade moderada a forte. Não há previsão de passagem de frente fria.
Região Sudeste
No Sudeste, a chuva perde força e a previsão é de mais sol e calor. Pancadas rápidas e isoladas, típicas da tarde, são esperadas. O estado de São Paulo terá um aumento na frequência das chuvas. As pancadas poderão ser moderadas a fortes, com risco de alagamentos, inclusive na região metropolitana.
Região Centro-Oeste
No Centro-Oeste, a semana será marcada por dias quentes, abafados, com sol e pancadas de chuva passageiras à tarde e à noite. A chuva perde persistência em Goiás e no Distrito Federal, e deve se concentrar em eventos mais isolados. O calor será intenso, especialmente em Mato Grosso do Sul.
Região Nordeste
No Nordeste, deve ocorrer a aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que traz chuva para a reigão. No decorrer da última semana, a chuva tende a aumentar, abrangendo a faixa entre o centro-norte do Maranhão e do Piauí, o Ceará, o Rio Grande do Norte e parte da Paraíba.

Região Norte
No Norte, são previstas pancadas de chuva ao longo da semana. A aproximação da ZCIT aumenta a chuva no extremo norte, especialmente no Amapá e na região de Belém (PA). A semana exige atenção especial para os estados do Acre e do Amazonas. A previsão é de chuva frequente e por vezes forte, o que eleva o alerta para o aumento dos níveis dos rios.




