GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
24.3 C
Manaus
sexta-feira, abril 4, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Senado aprova tornozeleira eletrônica para agressor de mulher – Política – CartaCapital



O Senado aprovou, nesta quarta-feira 26, um projeto de lei que permite o monitoramento de agressores de mulheres por meio de tornozeleiras eletrônicas. O objetivo é garantir o cumprimento de medidas protetivas em casos de violência doméstica e familiar.

O texto, que também prevê alertar a vítima e a polícia sobre uma aproximação indevida do agressor, segue para a sanção do presidente Lula (PT).

Relatora do PL, de autoria do deputado federal Gutemberg Reis (MDB-RJ), a senadora Leila Barros (PDT-DF) afirmou que muitas mulheres morrem mesmo quando há medida protetiva em vigor. “Temos de buscar todo tipo de mecanismo para que possamos ajudar essas mulheres que se sentem ameaçadas.”

A proposta estabelece que o juiz também pode oferecer dispositivo de segurança — como aplicativo de celular ou “botão do pânico” — para alertar a vítima e a polícia em caso de aproximação ilícita do agressor. A medida protetiva de urgência limita os locais que o infrator pode frequentar.

De acordo com a Lei Maria da Penha, de 2006, em casos de violência doméstica e familiar o juiz pode aplicar de imediato medidas como afastamento do lar, proibição de aproximação e contato com a vítima, e comparecimento a programas de reeducação, entre outras. O texto aprovado acrescenta o monitoramento eletrônico a essa lista.

(Com informações da Agência Senado)



Por: Carta Capital

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Guarda Fúnebre dos bombeiros militares do Amazonas acompanhará velório e cortejo de ex-governador

Ao todo, serão 37 militares se revezando durante 24 horas dentro e fora do Teatro Amazonas

Condenado à morte quis hambúrgueres, batatas e batido antes da execução

Michael Tisius, de 42 anos, recebeu uma injeção letal na prisão de Bonne Terre, na terça-feira, logo após a sua última refeição. Um homem, condenado...

Waack: Banco Central sobe juros, mas governo não se considera culpado

Sem surpresas, o Comitê de Política Monetária (Copom) estabeleceu a taxa básica de juros da economia brasileira em 14,25% ao ano. Da mesma...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo