spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Senador Eduardo Braga comanda aprovação, por unanimidade, de MP que recria o Minha Casa Minha Vida

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) comemorou nesta quinta-feira (1) a aprovação, por unanimidade, do relatório do deputado Fernando Marangoni (União Brasil-SP) na Comissão Mista que analisou a Medida Provisória 1162/23, que recria o programa Minha Casa Minha Vida.

Acabamos de aprovar por unanimidade o relatório do deputado Marangoni. Um texto construído a várias mãos, que recebeu mais de 300 emendas e parecia difícil de ser aprovado por consenso. Mas conseguimos não só aprová-lo com o apoio dos 11 deputados e 11 senadores da comissão, como humanizar e modernizar o maior programa habitacional do país, que resgatará uma dívida social com cerca de 5,8 milhões de brasileiros que sonham com a casa própria”, ressaltou o senador, que presidiu a Comissão Mista da MP do Minha Casa Minha Vida.

Tão logo o resultado da votação foi anunciado, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), fez questão de cumprimentar pessoalmente o senador Eduardo Braga e o deputado Marangoni, pelo incansável trabalho em busca de um consenso em torno do programa Minha Casa Minha Vida.

Esse resultado mostra como a Constituição da República foi sábia quando estabeleceu a necessidade de uma comissão mista paritária entre a Câmara e o Senado para analisar as medidas provisórias. Aqui exercemos o direito ao diálogo, ouvimos movimentos sociais, empresarias, diferentes segmentos, ouvimos o Brasil sobre os erros e acertos da primeira fase do programa. E hoje entregamos um Minha Casa Minha Vida humanizado e modernizado”, acrescentou Eduardo Braga.

O senador elogiou a dedicação e sensibilidade do relator na construção do texto consensual, bem como a participação do governo através dos ministros Jader Filho (Cidades), Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais), Rui Costa (Casa Civil) e Fernando Haddad (Fazenda).

Agradecimento especial de Pacheco

Ao saber da aprovação do relatório do Minha Casa Minha Vida, fiz questão de vir aqui para agradecer aos deputados e senadores que se dedicaram nos últimos dias na construção de um consenso em torno desse tema tão relevante para o país. Após a pandemia, houve por parte do Congresso a opção por se reestabelecer o funcionamento das comissões mistas, o lugar adequado para a apreciação das medidas provisórias”, salientou Pacheco, que se referiu a Eduardo Braga como um orgulho para o povo do Amazonas e do Brasil, “um dos políticos mais brilhantes que temos na Casa, que merece o meu reconhecimento”.

Aproveitando a presença de Pacheco, Eduardo Braga destacou a responsabilidade e o compromisso do Senado com o Brasil. A votação do relatório do Minha Casa Minha Vida na Comissão Mista ocorreu logo após o plenário do Senado ter aprovado outras duas Medidas Provisórias, a de reestruturação dos ministérios do governo Lula e a que recriou o Bolsa Família. Em ambas votações, Eduardo Braga encaminhou o voto favorável da bancada do MDB.

Toffoli deixa relatoria do caso Master após STF rejeitar suspeição

Por Cleber Lourenço Em reunião reservada iniciada às 16h30 desta quarta-feira (12), ministros...

Alckmin critica quebra de patentes de canetas emagrecedoras

Os projetos em tramitação...

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Rede Amazônica recruta para emprego e estágio em Manaus

A Rede Amazônica, está com vagas abertas para emprego e estágio em Manaus. A empresa busca profissionais capacitados e interessados em fazer parte de...

Martha Falcão Wyden promove 1ª Edição Prêmio Jovem Cientista e reunião de Iniciação Científica

Serão premiados os projetos de pesquisa desenvolvidos durante os anos de 2022 e 2023. Trabalhos produzidos por estudantes de graduação do ensino superior e projetos...