Senadoras repudiam fala de Plínio Valério (Composição: Paulo Dutra/Cenarium)
19 de março de 2025
Mari Furtado – Da Cenarium
BRASÍLIA (DF) – As senadoras Eliziane Gama (PSD-MA), Tereza Leitão (PT-PE) e a líder da bancada feminina no Senado, Leila Barros (PDT-DF), repercutiram as declarações do senador Plínio Valério (PSDB-AM) contra a ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva. Os pronunciamentos ocorreram durante uma sessão ordinária do Senado Federal, nesta quarta-feira, 19.
Eliziane Gama defendeu que o parlamentar se desculpasse com a ministra e destacou a responsabilidade pública do Congresso. Segundo a senadora, a fala de Plínio torna-se combustível para a onda de ódio no País. “Se quer divergir das ideias, que divirja, isso faz parte do processo democrático. Mas ter falas que incitam, por exemplo, o ódio e a discórdia é algo terrível”, afirmou.
Entre as senadoras, a líder da bancada feminina, Leila Barros, também repudiou as declarações e criticou comportamentos que, segundo ela, reprimem mulheres. “Aqui, todos os dias, nós criticamos o comportamento de A, de B e de C. Independentemente de ser o mês das mulheres, tem que se respeitar a mulher, seja em qualquer espaço, em qualquer lugar, seja qualquer autoridade ou qualquer ser humano. Mulher tem que ser respeitada”, disse.
Durante a fala, a parlamentar mencionou o episódio em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se referiu à nomeação de Gleisi Hoffmann para o Ministério de Relações Institucionais como uma escolha de uma “mulher bonita” com objetivo de melhorar a relação entre o governo e o Congresso.
As declarações de Plínio Valério foram registradas durante o discurso do parlamentar no evento de entrega da Medalha do Mérito Comercial do Amazonas 2025, promovido pela Federação do Comércio do Amazonas (Fecomércio-AM), em Manaus, no dia 13, quando ele afirmou que passou seis horas e dez minutos com a ministra sem tê-la enforcado.
Leia mais: Ministra Marina Silva compara senador Plínio Valério a psicopatas
Editado por Izaías Godinho
Fonte: Agência Cenarium