Sete ônibus foram sequestrados e utilizados como barricadas no Engenho Novo, na zona norte do Rio de Janeiro. O episódio ocorreu no fim da tarde desta quinta-feira (27) e incluiu ainda o incêndio de três caçambas de lixo por um grupo de criminosos.
Os bombeiros do quartel do Grajaú foram acionados às 17h20 para atender à ocorrência na Rua Barão do Bom Retiro. Paralelamente, agentes da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) de São João atuavam na região para conter a situação.
Na terça-feira (25), cinco ônibus municipais foram sequestrados e utilizados como barricadas na mesma rua. Os veículos foram utilizados para bloquear a via, impedindo a entrada da Polícia Militar na região.
Em nota, o consórcio Rio Ônibus confirmou o sequestro dos sete coletivos, que foram utilizados para bloquear vias do bairro. A empresa também ressaltou que, somente nesta semana, 18 coletivos tiveram suas chaves subtraídas por criminosos. No acumulado de 2025, o número de ônibus sequestrados na cidade já chega a 40.
Ainda em nota, a concessionária informou que oito linhas que passam pelo Engenho Novo estão sofrendo desvios em seus itinerários para evitar novas ocorrências.
“Mais uma vez reiteramos o apelo às autoridades de segurança pública, ressaltando a necessidade urgente de se tomar providências para devolver o direito de viver em paz à população carioca”, declarou a Rio Ônibus.
Os ônibus sequestrados pertencem às linhas 625 (Olaria x Saens Pena), 638 (Marechal Hermes x Saens Pena), 606 (Engenho de Dentro x Terminal Gentileza), 627 (Inhaúma x Saens Pena), 457 (Abolição x Copacabana) e 363 (Vila Valqueire x Candelária).
Devido às ocorrências, as linhas tiveram seus itinerários desviados.
Veja imagens das caçambas incendiadas:
Fonte: CNN Brasil