spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Setor de serviços do Brasil volta a contrair por demanda fraca, mostra PMI


A atividade de serviços no Brasil voltou a contrair em abril pela primeira vez desde o início do ano, uma vez que a fraqueza da demanda provocou nova queda na produção, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI) nesta terça-feira (6).

O PMI compilado pela S&P Global caiu a 48,9 em abril, de 52,5 em março, voltando a ficar abaixo da marca de 50 que separa crescimento de contração pela primeira vez desde janeiro e interrompendo dois meses de ganhos.

Tanto o nível de atividade quanto a entrada de novos negócios recuaram no mês, com os participantes da pesquisa citando que a competição, restrições financeiras e desaceleração da demanda contribuíram para as quedas.

Em resposta à entrada menor de novos negócios, as empresas seguraram as contratações, e o aumento do nível de emprego no setor foi o mais fraco desde janeiro.

Em relação aos preços, os participantes da pesquisa citaram como fontes de pressões aumento nos custos de alimentos, combustíveis, materiais e aluguéis, bem como a depreciação cambial. Ainda assim, os custos de insumos subiram no ritmo mais fraco em quatro meses.

Os fornecedores de serviços continuaram repassando os aumentos de custos aos clientes, o que resultou em uma alta sustentada dos preços cobrados, ainda que a mais fraca em cinco meses em meio à disposição de dar descontos.

“As pressões inflacionárias continuaram historicamente elevadas, apesar de um alívio pelo segundo mês seguido”, destacou Pollyanna De Lima, diretora associada de economia da S&P Global Market Intelligence.

“Embora a inflação persistentemente alta e a taxa de juros elevada possam continuar desencorajando o consumo, os fornecedores de serviços se tornaram um pouco mais otimistas em relação à produção do que em março”, completou ela.

A confiança se fortaleceu, com expectativas de condições melhores de demanda e de pressões inflacionárias mais contidas, embora alguns entrevistados tenham citado desafios econômicos e questões políticas.

Com a fraqueza do setor de serviços e a quase estagnação da indústria, o PMI Composto do Brasil caiu a 49,4 em abril, de 52,6 em março, mostrando leve contração.

Existe um problema estrutural na economia do mundo, diz professor



Fonte: CNN Brasil

Toffoli deixa relatoria do caso Master após STF rejeitar suspeição

Por Cleber Lourenço Em reunião reservada iniciada às 16h30 desta quarta-feira (12), ministros...

Alckmin critica quebra de patentes de canetas emagrecedoras

Os projetos em tramitação...

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

A mulher através da história – Por Lúcia Helena Galvão*

Em meu terceiro texto para teatro, uma peça que entrará em cartaz ainda neste semestre, chamada “Ânima” (que significa “alma”), tive a oportunidade de homenagear seis grandes...

PF mira militares que planejavam matar Lula e Alckmin antes da posse

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (19) uma operação para desarticular organização criminosa responsável por planejar um golpe de Estado para impedir a...

Guilherme Mello diz que não houve convite formal para diretoria do BC

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, afirmou...