Instituição financeira cooperativa pretende criar e estreitar o relacionamento com profissionais do segmento contábil e ajudar os negócios a prosperarem
Parceiro em diferentes momentos da vida e dos negócios dos associados, o Sicredi prioriza um atendimento próximo e oferece soluções financeiras de acordo com as necessidades. Atua como um verdadeiro consultor ao disponibilizar produtos e serviços adequados que auxiliam na gestão financeira pessoal e empresarial como o crédito, que possibilita a capitalização de empreendimentos, a manutenção deles e até a gestão de empregos.
É com essa mensagem e para reafirmar esse propósito que o Sicredi participa do XIII Encontro Nacional da Mulher Contabilista, que ocorre de 20 a 22 de setembro no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques. Idealizado pelo Conselho Federal de Contabilidade, o evento é realizado pela Fundação Brasileira de Contabilidade com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas (CRCAM) e da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON). Tem o objetivo de incentivar o protagonismo feminino no cenário contábil nacional, além de promover a educação continuada dos profissionais da área, conectando-os com as principais tendências do segmento.
Com presença também do público masculino, o público vai acompanhar uma ampla programação técnico-científica e diversificada agenda sociocultural, que envolvem temas voltados à atualização e capacitação. A expectativa é reunir cerca de 1.200 profissionais do segmento contábil, pessoas que estão diretamente ligadas à gestão das empresas de todos os portes e segmentos, além de serem donos do próprio negócio, atuando na prestação de serviços de contabilidade.
“As áreas administrativa e financeira das empresas, onde está inserida a contabilidade, são o coração do negócio. É um setor estratégico, que ajuda na tomada de decisões, que estuda formas mais eficientes para gerenciar a redução de custos, otimizar receitas, entre outras atribuições. Estar ao lado desse segmento e desses profissionais é importante para o Sicredi pois, juntos, podemos agregar mais valor e melhorar as rotinas, uma vez que temos um mix de soluções para essas finalidades”, afirma Gabriela Sato, consultora de Negócios da Central Sicredi Centro Norte.
Com estande no evento, a instituição financeira cooperativa apresentará aos profissionais de contabilidade produtos e serviços que auxiliarão na gestão do negócio, próprio ou onde trabalham. Na lista estão pix sem taxas, certificado digital, cartão de crédito, soluções de recebimento e pagamento, linhas de crédito, opções de investimentos para todos os objetivos, além de seguros e outros produtos. “Vale lembrar que nossos gerentes de negócios têm como protocolo uma profunda conversa com os associados – tanto empreendedores quanto pessoas físicas e produtores rurais – para entender suas necessidades para então oferecer soluções mais adequadas”, ressalta Gabriela.
“O XIII Encontro Nacional da Mulher Contabilista é considerado uma das maiores iniciativas voltadas para as profissionais da contabilidade e ter o Sicredi como um apoiador é muito importante porque temos muitas colegas da contabilidade que trabalham dentro das agências do Sicredi espalhadas por todo o Brasil. Somos gratos ao Sicredi pelo apoio e por estar conosco na discussão de assuntos tão relevantes que o encontro vai trazer”, afirma Sandra Elvira Santiago, presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade.
Fomento ao empreendedorismo feminino
Em apoio aos associados em uma jornada de aprendizagem, a instituição financeira cooperativa mantém a plataforma Sicredi na Comunidade, que oferece uma série de cursos de graça. Além do interesse pela comunidade, a plataforma está relacionada ao 5º princípio do cooperativismo: educação, formação e informação, com diferentes eixos temáticos. Para o público feminino um dos cursos disponíveis é o Mulher Empreendedora, online e totalmente gratuito. Com duração de oito horas, a qualificação é indicada para mulheres associadas e não-associadas, que buscam aprimorar as habilidades e competências relativas ao tema, e auxilia na criação e expansão de seus negócios. Para participar basta acessar www.sicredi.com.br/nacomunidade.
Benefícios do cooperativismo de crédito
Ao se associar a uma instituição financeira cooperativa, as pessoas têm benefícios econômicos como taxas mais atrativas (nas contratações de crédito e nas remunerações de suas aplicações) – comparadas às praticadas no mercado -, e participam dos resultados, que são distribuídos anualmente ao fim de cada exercício. Não menos importante, ao se associar à cooperativa de crédito, a pessoa física ou jurídica e o produtor rural contribuem para o desenvolvimento de sua comunidade, uma vez que os recursos aplicados na cooperativa são emprestados na região, fomentando a economia local.
Com 121 anos de história, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. São mais de 2,5 mil agências localizadas em mais de 1,8 mil municípios, que atendem seus mais de 7 milhões de associados. No ano passado foram abertas cerca de 200 agências em todo o País e este ano a projeção é abrir aproximadamente 320 novos pontos de atendimento.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos 7 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.500 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.
Nos estados de Mato Grosso, Pará Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará e algumas cidades de Goiás, o Sicredi está presente em 240 municípios e possui 311 agências, para o atendimento a mais de 1,152 milhão de associados.
Site do Sicredi: www.sicredi.com.br