spot_imgspot_img
32.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Simone Tebet definirá futuro político com Lula até o fim do mês


Por Cleber Lourenço

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou que pretende definir seu futuro político após uma conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, prevista para ocorrer até o fim deste mês. Procurada para comentar as especulações envolvendo seu nome na formação da chapa do PT em São Paulo para as eleições de 2026, Tebet evitou entrar em detalhes e disse que não fará comentários antes de tratar do assunto diretamente com o presidente.

À reportagem, a ministra foi direta ao ser questionada sobre as movimentações políticas que a colocam como possível candidata ao Senado por São Paulo ou como peça central na articulação de alianças do campo governista no estado. Tebet afirmou que não comenta especulações e que qualquer decisão passa, necessariamente, por uma conversa com Lula.

Questionada sobre quando esse encontro deve ocorrer, a ministra respondeu que a conversa deve acontecer até o final deste mês. A sinalização reforça a avaliação, compartilhada por aliados do governo, de que fevereiro será decisivo para a definição do papel político de Tebet no xadrez eleitoral de 2026.

Nos bastidores, o nome da ministra tem sido tratado como estratégico tanto pelo Planalto quanto por dirigentes partidários. A eventual candidatura de Tebet por São Paulo é vista como uma forma de ampliar o alcance do campo governista em um estado considerado chave, além de ajudar a compor uma chapa competitiva ao Senado em um cenário de forte presença da direita.

Ao mesmo tempo, a discussão sobre o futuro de Tebet se cruza com outras negociações sensíveis em curso, como a definição das alianças nacionais e estaduais do governo e o redesenho do espaço de partidos do centro na coalizão liderada por Lula. No MDB, partido ao qual a ministra é filiada, há divergências internas sobre o alinhamento em São Paulo, o que adiciona complexidade às tratativas.

A expectativa no entorno do Planalto é de que a conversa entre Lula e Tebet ajude a dar mais clareza ao desenho político do governo para 2026, especialmente em São Paulo, onde diferentes correntes disputam espaço e protagonismo. Até lá, a ministra mantém a cautela pública e evita alimentar especulações sobre seu próximo passo eleitoral.





ICL – Notícias

Fachin convoca reunião sobre relatório da PF que cita Toffoli e suspeição

Por Luísa Martins(FolhaPress) – O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Edson...

Operação desarticula esquema de lavagem com movimentação de R$ 1,1 bi

Por Camila Boehm – Agência Brasil A Polícia Civil de São Paulo, o...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Produtos congelados impulsionam as vendas, nas áreas de confeitaria e salgados

Empreendedores que atuam na área de confeitaria e salgados vêm obtendo bons resultados em vendas com produtos congelados, conseguindo uma margem de lucro a...

Veja ministros que tomaram posse com José Sarney na redemocratização

Em 15 de março de 1985, após 21 anos de ditadura militar, José Sarney tornou-se o primeiro civil a tomar posse como presidente...