spot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Sonda Hayabusa2 entra em modo de segurança após falha técnica


Nave da Agência Aeroespacial Japonesa está em nova missão no espaço profundo em busca do asteroide KY26

Ilustração da sonda Hayabusa2 no espaço
(Imagem: JAXA)

Compartilhe esta matéria

A nave japonesa Hayabusa2 entrou em modo de segurança após uma falha técnica enquanto viajava pelo espaço profundo. Ela coleta amostras de rochas espaciais para estudos desde 2014  e agora está numa missão em busca do asteroide KY26.

Em 2020, a Hayabusa2 trouxe pedaços do Ryugu até a Terra. A Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa (JAXA) comemorou e cientistas estudaram o material para compreender a formação do Sistema Solar.

Após a entrega da capsula com as amostras, a nave entrou em uma longa viagem no espaço profundo. É esperado que ela chegue ao alvo, o asteroide KY26, em 2031. Porém, a nova missão tem passado por problemas.

Uma postagem da JAXA do dia 2 de abril feita no X (antigo Twitter) informou que a sonda detectou uma anormalidade técnica e entrou automaticamente em modo de segurança. Esse mecanismo serve para proteger a integridade da nave. Durante esse modo, ela desativa os instrumentos científicos e outras funções secundárias para conservar energia.

As comunicações com a Terra estão estáveis. O grupo está estudando a situação e o impacto que a falha tem na missão. A agência ainda não deu mais atualizações desde este último comunicado.

Hayabusa 2 pousada em asteroide
Ilustração da Hayabusa2 pousada em asteroide (Imagem: JAXA)

Leia mais:

JAXA lançará sonda para lua de Marte

A JAXA já tem outra missão de estudo e coleta planejada. Em 2026, a agência pretende lançar a MMX Mars moon sample-return mission, que irá recolher 10 gramas de material da lua marciana Fobos.

Um dos principais objetivos da missão é determinar se as luas marcianas Fobos e Deimos são asteroides capturados ou fragmentos lançados em órbita após um grande impacto. As informações coletadas podem trazer novidades sobre a história do Planeta Vermelho. O retorno para a Terra está previsto para 2031. 


Samuel Amaral de Oliveira

Samuel Amaral de Oliveira é redator(a) no Olhar Digital

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.




Fonte: Olhar Digital

Flávio ameaça apoiar Moro no Paraná para frear candidatura presidencial de Ratinho Jr.

Por Raphael Di Cunto (Folhapress) – O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ameaça apoiar...

Camex zera tarifa de importação para mais de 1 mil produtos

O Comitê-Executivo de Gestão...

Após protestos, Trump vai retirar agentes de imigração de Minnesota

Por Brasil de Fato O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (12)...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Fim da Magnitsky, crise com Zambelli e PF mudam clima da anistia no Senado

Por Cleber Lourenço O recuo dos Estados Unidos na aplicação da Lei Magnitsky...

Papai Noel chega ao Shopping Manaus ViaNorte neste sábado (8/11)

  _Com fanfarra, coral e cenário especial, evento gratuito marca o início da temporada natalina a partir das 16h_ A magia do Natal vai invadir o...

Espaçonave prestes a cair na Terra pode ter soltado o paraquedas

Conforme noticiado pelo Olhar Digital, uma espaçonave lançada pela União Soviética em 1972 está prestes a reentrar na atmosfera terrestre nos próximos dias...