GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
28.3 C
Manaus
sexta-feira, maio 2, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

SP: motofretistas fazem ato contra “pejotização” no Dia do Trabalhador


Neste Dia do Trabalhador, os motofretistas de São Paulo fizeram uma manifestação pela valorização dos profissionais da categoria, assim como protestaram contra a chamada “pejotização” dos processos de contratação pelas empresas, principalmente as plataformas de transporte por aplicativos.

O ato contou, aproximadamente, com 500 motofretistas. Foi organizado pelo Sindicato dos Mensageiros, Motociclistas, Ciclistas e Mototaxistas Intermunicipal de São Paulo (Sindimotosp). A manifestação saiu da avenida das Nações, na zona sul da capital, e foi até a Praça da República, onde os manifestantes se encontraram com trabalhadores de outras categorias.

Com os slogans “não a precarização” e “STF, entregadores não são PJ, somos trabalhadores”, a categoria protesta contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que, recentemente, suspendeu a tramitação dos processos sobre a legalidade, ou não, da “pejotização”.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Por “pejotização”, entenda-se o processo pelo qual a empresa contrata um trabalhador autônomo ou pessoa jurídica (PJ) para prestação de serviços regulares sob o regime de microempreendedor individual (MEI). Seria uma maneira de burlar a legislação trabalhista, suprimindo direitos básicos dos trabalhadores, como férias, 13° salário, entre outros.

A intenção do STF com a suspensão é que o órgão tenha uma posição a ser seguida pelos demais tribunais do país quando julgarem processos que tratem da “pejotização”.

“Transformar trabalhadores em falsas empresas é precarizar a vida, é retirar proteção, é empurrar milhares de famílias para a margem da dignidade. A liberdade pregada pelos aplicativos é ilusória: o que se impõe é jornada extenuante, risco de acidentes constante e ausência total de segurança social”, disse o presidente do Sindimotosp, Gilberto Alberto dos Santos.



Fonte: Agência Brasil de Notícias

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Pesquisa revela que 63% dos brasileiros realizaram reformas em suas residências durante a pandemia

Melhorias são decorrentes da ressignificação do lar que, além de local de descanso, ganha novas funções; Cômodos mais reformados foram cozinha, banheiro e...

“STF está errando e regredindo“, afirma Wálter Maierovitch ao WW

O professor e jurista Wálter Maierovitch fez duras críticas às recentes decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação aos casos...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo