spot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

STF conclui reunião sobre IOF e impasse entre poderes segue sem acordo


ouça este conteúdo

00:00 / 00:00

1x

Por Cleber Lourenço

O Supremo Tribunal Federal realizou nesta terça-feira (15) uma audiência de conciliação para discutir a validade do decreto presidencial que elevou a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Sob a condução do ministro Alexandre de Moraes, a sessão reuniu representantes do Executivo, do Congresso Nacional, da Procuradoria-Geral da República e de partidos que contestam a medida.

O aumento do IOF, suspenso por liminar do STF, é alvo de duas ações diretas de inconstitucionalidade movidas por Partido Liberal (PL) e Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). O governo federal e aliados, como o União Brasil, recorreram ao Supremo com ações declaratórias para defender a legalidade do decreto.

Na audiência, o Advogado-Geral da União, Jorge Messias, respaldado por técnicos da Fazenda, argumentou que a elevação do IOF é prerrogativa legítima do presidente para calibrar a política econômica e pediu a queda da liminar. Em contrapartida, advogados de PL e PSOL insistiram que a majoração do tributo, sem aval legislativo, afronta a Constituição.

STF conclui reunião sobre IOF e impasse entre poderes segue sem acordo

As assessorias jurídicas da Câmara e do Senado mantiveram as posições técnicas já protocoladas. Moraes sondou as partes sobre uma solução negociada, mas não houve avanço. A representante do Senado chegou a pedir mais prazo para possíveis negociações, mantendo entretanto a liminar em vigor.

Debates sobre o IOF

O ministro relator encerrou a audiência determinando a conclusão dos autos para decisão de mérito, com a ata assinada por todos os presentes.

O caso reacende o debate sobre os limites do Executivo para alterar impostos por decreto. Enquanto o governo defende a medida como instrumento de gestão econômica, adversários veem um desvio da legalidade tributária e um enfraquecimento do papel do Legislativo.





Fonte: ICL Notícias

André Mendonça assume relatoria do caso Master após saída de Toffoli

Por André Richter –  Agência Brasil O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal...

Cidades do ES vítimas de desastre de Mariana terão R$ 131 mi em saúde

O governo federal anunciou,...

Cidades do ES vítimas de desastre de Mariana terão R$ 131 mi em saúde

O governo federal anunciou,...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

GWM Ora 03 ganha teto solar de série na linha 2026; veja preços

A GWM lançou a linha 2026 do Ora 03. Entre as novidades, o modelo elétrico passa a adotar uma nova nomenclatura. A...

Integração de países pan-amazônicos pode contribuir para avanços na bioeconomia regional

O interesse transfronteiriço nas atividades voltadas à bioeconomia amazônica levou o embaixador do Equador no Brasil, Carlos Alberto Velástegui, a visitar o Centro de...

Prefeitura inicia operação de limpeza nos cemitérios públicos de Manaus para o Dia dos Pais

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), iniciou, nesta terça-feira, 15/7, a tradicional operação de limpeza nos cemitérios...