spot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

STF dá 24 horas para defesa de Bolsonaro explicar violação da tornozeleira eletrônica


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou neste sábado (22) que a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro apresente, em até 24 horas, explicações sobre a violação da tornozeleira eletrônica que ele utiliza no cumprimento da prisão domiciliar.

A decisão foi motivada pelo envio, pela Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape), de um relatório técnico e de um vídeo que mostram o equipamento danificado — além de Bolsonaro admitir ter tentado abrir o dispositivo com um ferro de solda.

Diante da circulação de informações consideradas incorretas sobre o episódio, Moraes retirou o sigilo do despacho, do relatório e do vídeo anexados ao processo.

STF dá 24 horas para defesa de Bolsonaro explicar violação da tornozeleira eletrônica

De acordo com um memorando do Centro Integrado de Monitoração Eletrônica (Cime), o sistema registrou um alerta de violação às 0h07 deste sábado.

A equipe de escolta foi acionada e, ao chegar à residência do ex-presidente, constatou que o equipamento apresentava marcas de queimadura em toda a circunferência, além de sinais de tentativa de abertura no ponto de fechamento.

Ainda segundo o documento, Bolsonaro afirmou aos agentes que utilizou um ferro de solda para tentar abrir a tornozeleira. Embora a pulseira não tivesse sido danificada, o dispositivo precisou ser substituído por questões de segurança.

Situação de Bolsonaro

Após a manifestação da defesa, a Procuradoria-Geral da República (PGR) também deverá se pronunciar sobre o caso.

Moraes determinou ainda que cópias de todos os documentos sejam enviadas para a Ação Penal 2668, na qual o ex-presidente foi condenado por tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.

O episódio pode influenciar no cumprimento das medidas impostas a Bolsonaro e repercutir nos desdobramentos judiciais envolvendo o ex-presidente.





ICL – Notícias

Líderes da oposição apoiaram propostas para manter escala 6×1 e barrar mudança na Constituição

Por Vinicius Konchinski – Repórter Brasil  Prioridade do governo federal em 2026, o...

Governo publica programação do Orçamento em 2026

O Governo Federal publicou...

Anvisa determina recolhimento de lotes de fórmula infantil da Nestlé

(Folhapress) – A Anvisa determinou o recolhimento de dez lotes da fórmula...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Mais de 200 mil pessoas participam de homenagem ao papa Francisco

Centenas de milhares de pessoas se reuniram na Praça São Pedro neste domingo (27), um dia após o funeral do papa...