spot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 20, 2026
spot_imgspot_img

STF deve julgar Eduardo Bolsonaro em abril por coação


O STF (Supremo Tribunal Federal) deu início nesta sexta-feira (20) à ação penal contra o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) pela tentativa de obstrução do julgamento de seu pai, Jair Bolsonaro, no ano passado. A tendência é que o caso seja julgado em abril, segundo fontes ouvidas pela coluna.

Eduardo Bolsonaro usou o cargo de deputado federal e sua proximidade com figuras da extrema direita americana para articular tarifas contra produtos brasileiros nos Estados Unidos e sanções contra autoridades envolvidas no caso. Entre elas o ministro do STF Alexandre de Moraes, relator do processo que condenou Jair Bolsonaro a 27 anos de prisão.

Por conta disso, foi investigado em um inquérito da Polícia Federal e denunciado pela PGR (Procuradoria Geral da República). Em novembro de 2025, a Primeira Turma do STF, por unanimidade, aceitou a denúncia pelo crime de coação no curso do processo.

Eduardo foi cassado por faltas

Apesar de ter articulado publicamente as medidas contra o Brasil e de ter se tornado réu no STF, Eduardo Bolsonaro não sofreu qualquer tipo de punição por parte da Câmara dos Deputados.

O filho 03 do ex-presidente Jair Bolsonaro só teve a perda do mandato decretada em dezembro de 2025. A justificativa foi o número de faltas — o parlamentar não comparecia ao trabalho desde março de 2025, quando foi morar nos Estados Unidos. Enquanto isso, seguiu com seu gabinete ativo, empregando assessores e tendo gastos com a cota parlamentar.

A perda do mandato por faltas também protegeu os direitos políticos de Eduardo — em caso de cassação, o parlamentar fica inelegível.

Caso seja condenado, Eduardo Bolsonaro será enquadrado na Lei da Ficha Limpa e perderá os direitos políticos.





ICL – Notícias

Lula defende uso de moedas locais no Brics e critica tarifaço dos EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender nesta sexta-feira...

CNU 2025: divulgadas listas de classificação de aprovados

O Ministério da Gestão e...

Pé-de-Meia Licenciaturas: cadastro e inscrições começam nesta sexta

Os estudantes que ingressam...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Proposta de Braga isenta ICMS sobre conta de energia de mais de 1,1 milhão de amazonenses

Proposta de Eduardo Braga agora será analisada pela Comissão de Economia do Senado ─ FOTO: Jonas Carvalho/Divulgação A Comissão de Infraestrutura (CI) aprovou nesta terça-feira...