spot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

STF tem maioria para condenar mulher que pichou estátua no 8/1


A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para condenar a cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, mulher acusada de participar dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 e de pichar a frase “Perdeu, mané” na estátua A Justiça, localizada em frente ao edifício-sede da Corte.

O julgamento foi suspenso no mês passado por um pedido de vista do ministro Luiz Fux, que devolveu o caso para julgamento.

Até o momento, o colegiado registra placar de 4 votos a 0 pela condenação da cabeleireira. Falta o voto da ministra Cármen Lúcia.

A pena de Débora Rodrigues ainda não foi definida. Na sessão anterior, o relator, Alexandre de Moraes, e o ministro Flávio Dino votaram pela condenação a 14 anos de prisão pelos crimes de abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de Estado, associação criminosa armada, dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado.

Nesta sexta-feira, Cristiano Zanin votou pela condenação a 11 anos de prisão pelos cinco crimes.

O ministro Luiz Fux votou pela condenação a um ano e seis meses de prisão somente pelo crime de deterioração de patrimônio tombado. Fux absolveu a cabeleireira dos crimes contra a democracia.

“O que se colhe dos autos é a prova única de que a ré esteve em Brasília, na Praça dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro de 2023 e que confessadamente escreveu os dizeres “Perdeu, Mané” na estátua já referida”, justificou o ministro.

O julgamento ocorre no plenário virtual da Primeira Turma. A votação ficará aberta até o dia 6 de maio.

>>Mulher que pichou “Perdeu, mané” pede perdão em depoimento ao STF

Prisão domiciliar

No mês passado, Moraes concedeu prisão domiciliar à cabeleireira Débora Rodrigues.

Com a decisão, a acusada deixou a cadeia e cumpre prisão domiciliar em Paulínia (SP), onde reside. Débora deverá usar tornozeleira eletrônica, não poderá usar redes sociais e ter contato com outros investigados. No caso de descumprimento, ela deverá voltar para o presídio.

A decisão de Moraes foi motivada por um pedido de liberdade feito pela defesa da acusada, que estava presa desde março de 2023.



Fonte: Agência Brasil de Notícias

ONU denuncia bloqueio contra Cuba e pede que Trump retire medidas

A ONU soa o alerta diante da situação humanitária em Cuba e...

ONU denuncia bloqueio contra Cuba e pede que Trump retire medidas

A ONU soa o alerta diante da situação humanitária em Cuba e...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Prefeitura de Manaus realiza ação de limpeza no bairro Japiim

A Prefeitura de Manaus atua em diversas frentes de trabalho, para melhorar a limpeza da capital amazonense.

Vida dos irmãos Toffoli destoa de luxo de resort no Paraná

Por Alex Sabino e Diego Felix (Folhapress) – Ao ouvir o som do...

cientistas alertam para nova ameaça global

Estudo alerta que uma doença está mostrando sinais claros de transmissão entre humanos, aumento os riscos de uma nova pandemia Compartilhe esta matéria No ano...