GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
28.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 3, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

STM cassa posto e patente de major do Exército que falsificou atestado médico – Justiça – CartaCapital



O Superior Tribunal Militar cassou o posto e a patente do major do Exército César de Medeiros Garcia por falsificar um atestado médico. Ele também recebeu uma pena de dois anos e seis meses de reclusão.

Segundo a Procuradoria-Geral da Justiça Militar, o major estava insatisfeito com o resultado de sua inspeção de saúde em janeiro de 2015 e adulterou o documento oficial para obter uma nova avaliação.

O órgão sustenta que ele enviou o documento falsificado a um soldado da seção de saúde, instruindo-o a imprimir a peça e agendar uma nova inspeção. Para o Ministério Público, a conduta compromete a moralidade institucional e representa um mau exemplo para os subordinados.

Prevaleceu no julgamento no STM o voto do relator, ministro Artur Vidigal de Oliveira. O único voto divergente partiu do ministro José Coêlho Ferreira, que se manifestou contra a perda da patente.

“O sentimento do dever, o pundonor, a conduta ética e a lealdade institucional não são meras opções para um oficial, mas preceitos legais. Quando violados, tornam inviável sua permanência nas Forças Armadas”, sustentou o relator.

Vidigal afirmou que a falsificação de documento público é um crime de elevada gravidade, por atentar contra a moralidade administrativa e comprometer valores como a lealdade às instituições e ao País.

Ao divergir, José Coêlho Ferreira alegou que o major ainda teria condições de permanecer no oficialato e anunciou que apresentará uma declaração de voto justificando sua manifestação.



Por: Carta Capital

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Tragédia em AL: “vivemos um luto coletivo”, diz moradora

A dor tomou os olhares dos moradores de União dos Palmares (AL), que vivem o luto coletivo após a morte de 18 pessoas em...

Presidente do TCE-AM suspende pregão para aquisição de materiais farmacológicos da SES-AM

O presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Érico Desterro, concedeu medida cautelar que suspende o Pregão Eletrônico nº 30/2023-CSC, que tem...

Polícia busca identificar envolvidos em agressão a mulher após show em Manaus

Confusão ocorreu na madrugada desse domingo, 23 (Composição: Lucas Oliveira/Cenarium) ...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo