spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Suframa visita comunidades e avança com regularização fundiária em Rio Preto da Eva (AM)

A Suframa realizou, na manhã desta sexta-feira (9), mais uma etapa do cronograma de regularização fundiária em terras do Distrito Agropecuário da Suframa (DAS) localizadas no município de Rio Preto da Eva (a 70 quilômetros de Manaus). Liderada pelo superintendente Bosco Saraiva, a comitiva esteve na comunidade Vila Pará Maravilha, situada no Ramal 10 (quilômetro 124 da AM-010), e na comunidade ZF-8, onde dialogou com moradores e produtores rurais.

As visitas deram continuidade às ações previstas no Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado recentemente entre a Autarquia e a Prefeitura local. O trabalho já se encontra na penúltima fase, focada na verificação do número exato de famílias que serão beneficiadas, além do levantamento topográfico das áreas em questão.

Em relação à Vila Pará Maravilha e comunidades adjacências, por exemplo, estima-se que cerca de 100 famílias sejam atendidas com a titulação da terra.

No ramal da ZF-8, uma via de 26 quilômetros que leva à margem do Rio Urubu, a equipe fez uma parada estratégica no quilômetro 4,5, na comunidade ZF-8, onde vivem mais de 200 famílias desde 2009. Recebidos pelo presidente da comunidade, Osmar Ramos, os representantes da Autarquia ouviram as principais reivindicações locais. A prioridade apontada pelos moradores é a instalação de rede de energia elétrica, visto que o abastecimento de água ainda é feito de forma precária. A regularização fundiária é vista como o primeiro passo para viabilizar a chegada desses serviços públicos essenciais.

Segurança
Para o superintendente Bosco Saraiva, a união de esforços é decisiva para o sucesso da medida. “A regularização fundiária é uma prioridade porque traz cidadania para essas famílias e segurança jurídica também para que possam morar e produzir nas terras. Ou seja, a medida é fundamental quem produz e para aprimorar ações de geração de emprego e renda no nosso Distrito Agropecuário”, afirmou Saraiva.

Comitiva Técnica
Além do superintendente Bosco Saraiva, participaram da agenda em Rio Preto da Eva, representando a Suframa, o superintendente-adjunto de Projetos, Leopoldo Montenegro; o gerente de Projetos da Superintendência-Adjunta Executiva, Ozenas Maciel; o coordenador de Comunicação e Assuntos Institucionais, Isaac Júnior; e o servidor da Coodenação-Geral de Análise e Acompanhamento de Projetos Agropecuários (CGPAG), Carlos Alberto Ferreira.

Informações: [email protected]

Toffoli deixa relatoria do caso Master após STF rejeitar suspeição

Por Cleber Lourenço Em reunião reservada iniciada às 16h30 desta quarta-feira (12), ministros...

Alckmin critica quebra de patentes de canetas emagrecedoras

Os projetos em tramitação...

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

PF aponta ex-ministro de Bolsonaro como pilar institucional de desvios no INSS

Por André Richter – da Agência Brasil A Polícia Federal (PF) concluiu que...

World anuncia integração com a Circle e lança criptomoeda Worldcoin nos EUA

A World, protocolo que visa criar uma rede humana global e tem como objetivo preservar a autenticidade humana no mundo digital, anunciou nos...