GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
sábado, novembro 23, 2024
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

TCE-AM e conselhos de administração tem reunião sobre ações estratégicas para auxiliar gestores

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) recebeu, na manhã desta quarta-feira (24), o presidente do Conselho Regional de Administração (CRA-AM), José Carlos Colares, e o conselheiro-federal de Administração do Amazonas, Inácio Guedes Borges, para iniciar conversas com foco em uma cooperação estratégica para auxiliar gestores.

O objetivo das tratativas é proporcionar melhorias nas administrações municipais do Amazonas, sobretudo no interior do Estado.

Os representantes estiveram reunidos com o Secretário-Geral de Administração, Antônio Rosa Júnior, tratando sobre a possibilidade de elaborar um termo de cooperação técnica entre as instituições com vistas à melhoria da gestão pública no Estado.

O Tribunal pode possibilitar a aproximação do conselho, tanto regional quanto federal, com os municípios do interior do Estado. O Amazonas é um estado geograficamente complexo, com distanciamento da capital, dificuldades de internet e logística. Os conselhos e o TCE podem se ajudar num objetivo em comum, que é a melhoria da administração pública, especialmente no interior”, destacou o secretário-geral de Administração, Antônio Rosa Júnior.

Reconhecemos que o Tribunal de Contas tem um trabalho fantástico no que diz respeito à fiscalização. Fazer o controle externo da administração pública está diretamente ligado à gestão, então se não houver um bom planejamento estratégico, fatalmente o município não realizará uma boa gestão. Nós temos as ferramentas e os profissionais, e queremos oferecer isso aos municípios, então ninguém melhor que o Tribunal de Contas, com a capilaridade que tem, para oferecer esse serviço”, disse o conselheiro-federal Inácio Guedes Borges.

Termo de cooperação
Durante a reunião, houve a tratativa inicial para a formalização de um termo de cooperação técnica entre os conselhos e o TCE-AM. O acordo será formalizado pelo Conselho Regional, e caso aprovado pelos órgãos jurídicos do Tribunal, será deliberado pela presidência.

A cooperação com a gestão dos órgãos vai ao encontro de uma das promessas da presidente do TCE-AM, conselheira Yara Amazônia Lins, para a gestão do biênio 2024-2025, que terá um enfoque pedagógico na instrução dos gestores jurisdicionados para a melhoria dos serviços públicos no Amazonas.

Texto: Lucas Silva
Foto: Filipe Jazz

GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Prefeitura faz vistoria técnica em terminais de ônibus na zona Leste

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou, nesta quinta-feira, 2/2, uma visita técnica ao terminal das linhas de ônibus que atendem o bairro Coroado, zona Leste. O local passará por uma obra de reestruturação.

Estudo descobre proteína capaz de transformar gordura em energia

A revista The Journal of Clinical Investigation publicou estudo que avança no entendimento sobre como a gordura é queimada no organismo humano. Realizada pela Universidade da...

Uma nova tecnologia chamada célula fotovoltaica de perovskita promete revolucionar a energia solar e pode acabar com o uso dos painéis solares de silício...

Desde 2009, a eficiência das células de perovskita saltou de 3,8% para impressionantes 26,1%. Em contraste, os painéis solares de silício, que usamos atualmente,...
spot_imgspot_img