GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
31.3 C
Manaus
quinta-feira, novembro 21, 2024
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

TCE-AM inicia fiscalização para avaliar gestão e governança da Segurança Pública no Amazonas

A Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas do Amazonas (Secex/TCE-AM) deu início à execução de um projeto de levantamento de dados com o objetivo de avaliar o Índice de Gestão e Governança da Segurança Pública (IGGSeg) no âmbito do Governo do Amazonas.
O projeto visa aferir a qualidade da governança e gestão da Segurança Pública estadual. Além disso, busca fornecer aos gestores uma ferramenta de autoavaliação, gerar informações padronizadas para comparação entre organizações de segurança pública, apurar, divulgar e compartilhar boas práticas institucionais e subsidiar decisões dos gestores.
A fiscalização está inserida no Plano Anual de Fiscalização (PAF) 2022/2023 e tem como objetivo primordial a identificação de possíveis áreas de aprimoramento nos processos vigentes na esfera da segurança pública. De acordo com Jorge Guedes Lobo, Secretário de Controle Externo, esse processo de fiscalização visa aperfeiçoar a eficiência das ações realizadas pelos órgãos de segurança pública.
“Este projeto é resultado do empenho dos órgãos de controle externo, que buscam estabelecer uma metodologia padronizada em todo o país, conforme estabelecido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), para avaliar o nível de maturidade das organizações de segurança pública”, explicou o secretário da Secex.
O Plano Anual de Fiscalização (PAF) em andamento cobre um período que se estende de janeiro a dezembro de 2023. As atividades incluídas no PAF são selecionadas por meio de matrizes de risco, que se baseiam em dados abertos e internos para identificar as áreas com maior potencial de atuação do Tribunal de Contas do Amazonas.
Conforme o coordenador do levantamento, Alexandre Amaral, a avaliação se desdobra em quatro eixos principais: Policiamento Ostensivo, Investigação Criminal, Serviços Penais, Estatísticas Criminais e Plano Estadual de Segurança Pública. “Essa abordagem visa fornecer uma análise abrangente da gestão da segurança pública no estado”, destacou.
A metodologia adotada envolve a aplicação de um questionário elaborado e validado por uma rede ampla de especialistas e agentes, tanto públicos quanto da sociedade civil, referenciados na área de segurança pública em todo o país. Isso garante uma avaliação fundamentada e abrangente.
O projeto conta também com a supervisão de Igor Angelo Monteiro, com a contribuição de Alessandro da Conceição Chaves e Paulo Fernando Fonseca Castagnari, todos eles Auditores de Controle Externo lotados no Departamento de Auditoria Operacional da Corte de Contas.
A próxima etapa do processo consiste na apresentação da metodologia durante uma Reunião Painel. Nesse encontro, serão disponibilizados todos os documentos de trabalho utilizados na fiscalização, visando a maior transparência nos atos de controle realizados.
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Cidade perdida do século 18 é achada no coração da Amazônia

Uma equipe de arqueólogos, liderados por Eduardo Neves, diretor do Museu de Arqueologia e Etnografia da Universidade de São Paulo, descobriu uma cidade colonial...

TCE-AM julga 57 processos na segunda-feira (10)

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) julgará, na segunda-feira (10), 57 processos. Constam na pauta de adiados, que se refere a processos que...

Membros do Conselho Nacional do Ministério Público promovem ciclos de palestras aos novos promotores do MPAM

Iniciativa visa capacitar, na prática, os 22 novos membros que atuarão no interior do Estado Presidente da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade...
spot_imgspot_img