GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
24.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 3, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

TCE-AM orienta gestores sobre regras de Parcerias Público-Privadas

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), por meio da Secretaria de Controle Externo, produziu nota técnica com o intuito de orientar os gestores públicos estaduais e municipais sobre as Parcerias Público-Privadas (PPPs). A iniciativa visa ressaltar premissas básicas a serem observadas em contratações desse tipo, destacando a importância de uma abordagem cuidadosa para garantir a segurança técnica e jurídica dos projetos.

A nota técnica foi elaborada pelo Departamento de Desestatizações, Concessões e Preços Públicos (Deadesc), setor técnico da Secex, e enfatiza que, dada a crescente utilização de PPPs, é necessário que os gestores estejam atentos a premissas básicas e à padronização de procedimentos. Projetos dessa natureza, regidos pela Lei nº 11.079/2004, demandam uma atenção especial devido à sua elevada materialidade, relevância, criticidade e contratos de longa duração.

O tempo de maturação desses projetos, variando de 18 a 24 meses, exige cuidados específicos com requisitos técnicos, legais e orçamentário-financeiros, além da observância das boas práticas de mercado. A nota destaca que eventuais erros na fase de planejamento podem acarretar impactos negativos significativos nas fases seguintes, considerando a vigência dos contratos , que podem chegar a 35 anos.

Pontos destacados
O Deadesc destacou dez pontos críticos nos processos de controle externo relacionados às PPPs. Esses pontos incluem desde condicionantes exigidas para a abertura do processo licitatório até a transparência dos projetos e contratos.

Entre os destaques estão a compreensão do objeto e seleção adequada do regime jurídico da contratação, limites de comprometimento da Receita Corrente Líquida, elaboração da matriz de alocação de riscos e análise custo-benefício dos projetos.

Ainda na nota técnica, o TCE-AM recomenda que projetos de PPPs sejam voluntariamente encaminhados à Corte com pelo menos 90 dias de antecedência à publicação do edital, permitindo ajustes e melhorias preventivas.

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Stephen Hawking Deixou A Última Previsão De Quanto Tempo Resta Para A Terra

Em novembro de 2017, durante um evento anual em Pequim, Stephen Hawking fez uma declaração alarmante sobre o futuro do nosso planeta. Durante uma videoconferência, o...

Última semana do inverno tem nova onda de calor pelo país e máxima de 43ºC no Centro-Oeste; veja previsão

Bloqueio atmosférico vai impedir avanço de frentes frias na maior parte do país nos próximos dias, às vésperas da primavera. No Rio Grande do...

Santos mira contratação de Willian Arão; veja detalhes

O Santos mira a contratação do volante Willian Arão, que tem contrato com o Panathinaikos-GRE até junho deste ano.A ideia do Peixe...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo