spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Terminal de Cargas do Manaus Airport exporta carga de tambaqui para os EUA

– Cerca de 25 toneladas de peixes amazônicos para os EUA foram transportadas no mês passado;

– O Terminal de Cargas vem atuando como catalisador, divulgando os benefícios da exportação aérea com destaque para produtos da sociobiodiversidade;

– O embarque foi feito pela empresa Frigopesca, atendendo integralmente às exigências sanitárias e regulatórias do Brasil e dos EUA.

Um dos símbolos da culinária amazônica, o tambaqui do Amazonas começou a chegar ao mercado consumidor norte-americano por um caminho estratégico: o transporte aéreo. Em dezembro do ano passado, o Terminal de Cargas (TECA) do Manaus Airport, administrado pela Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, integrante da rede VINCI Airports, realizou uma operação piloto de exportação do pescado para os Estados Unidos.

Ao todo, duas viagens foram realizadas no mês levando cerca de 25 toneladas de tambaqui e outros pescados para o mercado norte-americano. O embarque foi feito pela empresa Frigopesca, atendendo integralmente às exigências sanitárias e regulatórias do Brasil e dos EUA.

A exportação do tambaqui é reflexo da atuação da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia que, desde 2022, vem implementando um plano de investimentos robusto, reforçando a infraestrutura e modernizando a gestão aeroportuária. Como peça fundamental para a Zona Franca de Manaus, o Terminal de Cargas do Manaus Airport tem promovido articulação entre produtores, empresas, órgãos reguladores e companhias aéreas, com foco em produtos amazônicos de alto potencial de mercado.

Workshops e outros eventos com o empresariado amazonense foram realizados como parte da estratégia para impulsionar as exportações aéreas pelo terminal de Manaus. Considerado o terceiro maior terminal de cargas do país, o terminal do Manaus Airport movimenta, em média, mais de 140 toneladas de produtos por ano, com destaque para o mercado brasileiro devido à Zona Franca de Manaus.

Para levar o peixe amazônico ao exterior, o trabalho incluiu a articulação com dois frigoríficos de Manaus, que juntos produzem cerca de 100 toneladas diárias de pescado, além do apoio técnico e operacional em todo o processo de exportação. O terminal também acompanhou os trâmites junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), garantindo que todas as etapas fossem cumpridas dentro do próprio aeroporto.

O Gerente Cargo do Terminal de Cargas, Thiago Brandão, destaca: “Estamos muito orgulhosos dessa primeira operação piloto, que evidenciou que estamos no caminho certo, com a capacidade operacional e técnica ideal para seguirmos conectando cada vez mais o Amazonas e fomentando a economia local. A exportação aérea de produtos da sociobiodiversidade amazônica é um exemplo de que é possível gerar negócios, renda e oportunidades a partir de uma logística eficiente, sustentável e alinhada às vocações da região”.

Sobre o Manaus Airport

Um dos principais hubs aéreos da região Norte do Brasil, o Manaus Airport conecta, anualmente, quase 3 milhões de passageiros a destinos nacionais e internacionais. Em sua estrutura, dispõe do terceiro maior terminal de cargas do País, com capacidade para movimentar mais de 300 mil toneladas em cargas simultaneamente.

Na área ambiental, o aeroporto recebeu reconhecimento internacional com o Green Airport, da ACI-LAC (Airports Council International – Latin America & Caribbean). Em 2025, foi eleito pela ANAC como o mais sustentável do país no eixo sociedade em sua categoria, e foi Prêmio Destaques do Ano 2025, da Smacna Brasil/Abrava, com a implantação de um sistema de climatização inovador e sustentável.

Desde 2022, é administrado pela Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, integrante da rede VINCI Airports, recebeu investimentos em obras de infraestrutura e vem incorporando padrões operacionais globais focados em eficiência, segurança e conforto.  A cada operação realizada e passageiro recebido, a empresa vem fortalecendo seu compromisso de Conectar para Transformar.

Sobre a VINCI Airports

A VINCI Airports, principal operadora aeroportuária privada do mundo, gerencia o desenvolvimento e a operação de mais de 70 aeroportos localizados em 14 países. A VINCI Airports utiliza sua expertise como integradora abrangente para desenvolver, financiar, construir e operar aeroportos, alavancando sua capacidade de investimento e know-how para otimizar o desempenho operacional e modernizar a infraestrutura, promovendo sua transição ambiental. Em 2016, a VINCI Airports tornou-se a primeira operadora aeroportuária a se comprometer com uma estratégia ambiental internacional, estabelecendo a meta de alcançar emissões líquidas zero (escopo 1 e 2) em toda a sua rede até 2050, ao mesmo tempo em que apoia a transição climática local dos territórios.

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...

Justiça suspende regras de escolas cívico-militares em SP

A Justiça suspendeu liminarmente...

André Mendonça assume relatoria do caso Master após saída de Toffoli

Por André Richter –  Agência Brasil O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Dia do Forró: Dominguinhos misturou ritmos e polêmicas, conta biógrafo

Os versos da música Sanfona Sentida, na voz e acompanhados pelo dedilhar de Dominguinhos (1941-2013), inspiraram o professor de história Gustavo Alonso, da Universidade Federal...

Conselheiros do TCE-AM prestigiam posse de desembargador do TJAM no CCOGE, em Brasília

Representando o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), a conselheira-presidente Yara Amazônia Lins, o conselheiro-corregedor Josué Cláudio e o conselheiro-ouvidor Mario de Mello participaram,...