spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Terremoto deixa rastro de destruição pela Ásia


O terremoto de magnitude 7,7 que atingiu Mianmar, Tailândia e China na sexta-feira (28) deixou um rastro de mortes e destruição pela Ásia. O tremor – cujo epicentro foi perto de Mandalay, capital de Mianmar – derrubou prédios e matou ao menos mil pessoas.

Os países em questão declararam estado de emergência nas áreas afetadas. Até a publicação desta nota, União Europeia, França e Índia tinham declararam terem enviado ajuda para as regiões afetadas.

Terremoto foi um dos piores a atingir Sudeste da Ásia no último século

O terremoto de sexta foi um dos piores a atingir o Sudeste da Ásia no último século. Mianmar e Tailândia foram os países mais afetados pelos tremores – sim, ao menos dois ocorreram.

Mianmar

Em Mianmar, o terremoto colapsou duas pontes colapsaram e destruiu diversos edifícios, segundo a mídia estatal. O tremor atingiu principalmente Mandalay, antiga capital real e centro do budismo no país.

Pessoas perto de prédio danificado por conta de terremoto em Mianmar
Terremoto destruiu e danificou diversos edifícios em Mianmar (Imagem: Unicef/Redes sociais)

Um morador, que não quis se identificar, contou à Reuters que a destruição se espalhou por toda a cidade. O terremoto danificou estradas, interrompeu linhas telefônicas, cortou eletricidade e incendiou um bairro (Sein Pan), segundo ele.

“Testemunhei um prédio de cinco andares desabando diante dos meus olhos”, contou o morador. “Todos na minha cidade estão na rua e ninguém ousa volta para dentro dos prédios.”

Dezenas de pessoas consideravam dormir nas ruas de Mandalay por medo dos prédios afetados pelo tremor desabarem, apurou a Agence France-Presse (AFP).

Imagem de satélite de torre de controle de aeroporto tombada por conta de terremoto em Mianmar
Imagem de satélite mostra torre de controle de aeroporto em Mianmar tombada por conta do terremoto (Imagem: Planet Labs PCB)

Além disso, uma torre de controle de tráfego aéreo no Aeroporto Internacional de Naypytaw, em Mianmar, colapsou após o terremoto. A torre tombou para o lado, segundo imagens de satélite do Planet Labs ABC analisadas pela Associated Press (AP).

Danos nas estradas e na infraestrutura local prejudicam as operações de ajuda da Organização das Nações Unidas (ONU).

Tailândia

Uma imagem que chamou muita atenção nas redes sociais na sexta foi a de um arranha-céu em construção desabando em Bangkok por conta do terremoto (assista a um vídeo do momento aqui).

Capturas de tela de vídeo que mostra prédio desabando durante terremoto em Bangkok
Vídeo de arranha-céu na Tailândia desabando por conta de terremoto viralizou nas redes sociais (Imagem: Reprodução/Redes sociais)

Ao menos dez pessoas morreram por conta do terremoto, informaram autoridades da cidade. Dessas, nove estavam no arranha-céu. Além disso, 78 pessoas desapareceram após o tremor.

Outras imagens que chamaram atenção foram de piscinas em topos de prédios transbordando durante o terremoto (confira aqui).

Leia mais:

Tanto o terremoto quanto tremores secundários foram sentidos na maioria das províncias da Tailândia, segundo autoridades. Ao norte, há relatos de prédios, hospitais e templos danificados.




Fonte: Olhar Digital

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 62 milhões

O prêmio do concurso...

Toffoli deixa relatoria do caso Master após STF rejeitar suspeição

Por Cleber Lourenço Em reunião reservada iniciada às 16h30 desta quarta-feira (12), ministros...

Alckmin critica quebra de patentes de canetas emagrecedoras

Os projetos em tramitação...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Orçamento 2026 traz corte de quase R$ 500 milhões para universidades

Por Agência Brasil A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino...

8 hábitos que podem diminuir as chances de um AVC, segundo a ciência

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma doença grave, que causa lesões no cérebro e pode levar a sequelas e morte. No Brasil,...

Japão inicia conversas para criação de reserva estratégica de Bitcoin

Quarta maior economia do mundo, o Japão é mais um país interessado na criação de uma reserva estratégica de Bitcoin. As informações foram...