Um forte terremoto de magnitude 7,7 deixou nove pessoas mortas e mais de 800 feridas em Taiwan, na manhã desta quarta-feira (3). Alertas de risco de tsunami chegaram a ser emitidos para o Japão e para as Filipinas.
Esse é o terremoto mais forte registrado em Taiwan nos últimos 25 anos. Segundo a Agência Meteorológica do Japão, um tremor de magnitude entre 7,2 e 7,7 foi registrado na costa leste de Taiwan.
Um total de 821 pessoas ficaram feridas e 127 ainda estavam presas até pouco tempo entre escombros de imóveis e automóveis danificados pelo terremoto. Pelo menos 26 edifícios desabaram, sendo mais da metade na cidade de Hualien.
Outras 50 pessoas, a maioria turistas, que estavam em quatro micro-ônibus, estão desaparecidas. Em Taipei, parte da cidade ficou sem energia.
De acordo com a Administração Central de Meteorologia (CWA), o epicentro foi 25 km ao Sul-Sudeste de Hualien County Hall, a uma profundidade de 15,5 km.
Após o tremor, alertas para risco de tsunami foram emitidos. A ilha de Guishan, que fica no nordeste de Taiwan e cujas montanhas desenham o formato de uma tartaruga, sendo conhecida por esse nome, teve um pedaço da “cabeça” da tartaruga destruído pelo terremoto, às 7h58, horário local.
Imagens dela sob uma nuvem de poeira começaram a circular logo após o primeiro tremor, em mídia social, e foram posteriormente confirmadas pelo departamento taiwanês de turismo, citando o apoio de pescadores para a checagem.
Veja alguns vídeos gravados em Taiwan nesta manhã: